Blog do Josias de Souza

O Datafolha realizou sondagens em vários Estados. Vai abaixo um resumo dos números coletados pelo instituto:

1. Minas Gerais: Na seara do grão-duque tucano Aécio Neves, quem prevalece, por ora, é Hélio Costa (PMDB). Abre 26 pontos de vantagem. Apoiado por Lula, Hélio aparece com 44%. Carregado por Aécio, Antonio Anastasia (PSDB) obtém 18%.

Bem atrás, estão embolados, com percentuais que oscilam entre 1% e 2%: Professor Luis Carlos (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Edilson Nascimento (PTdoB), Fabinho (PCB), Pepê (PCO) e Zé Fernando Aparecido (PV).

2. Rio de Janeiro: É outro Estado em que a eleição pode ser definida no primeiro turno. Candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB) abriu dianteira de 35 pontos sobre Fernando Gabeira (PV).

Cabral aparece com 53%. Gabeira, com 18%. Juntos, os demais candidatos somam 8%. É alta a taxa de rejeição atribuída a Gabeira: 31%. Bem maior que a de Cabral: 18%.

3. Rio Grande do Sul: Lidera a pesquisa o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, com 35%. Em segundo, aparece o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB): 27%.

Os números apontam para um segundo turno entre Tarso e Fogaça. A governadora Yeda Crusius (PSDB), que concorre à reeleição, amealha escassos 15%. Pedro Ruas (PSOL), 1%. Os outros não pontuaram.

Além do índice miúdo, conspira contra Yeda uma rejeição graúda: 42%. A taxa de rejeição de Tarso é de 13%. A de Fogaça, 12%.

4. Paraná: Aqui, o Datafolha detectou um quadro de empate técnico entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT). Beto obteve 43%. Osmar, 38%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais –para cima ou para baixo— não se pode dizer que Beto é líder isolado.

No seu pior cenário do tucano (três pontos para baixo), o tucano fica tecnicamente empatado com Osmar no melhor cenário dele (três pontos para cima). Bem atrás da dupla, com 1%, aparece Paulo Salamuni (PV). Votos brancos e nulos somam 3%. Os indecisos, 14%. Tudo aponta para um segundo turno.

5. Bahia: O governador Jaques Wagner seria reeleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Amealhou na pesquisa 44%. Reunidos, seus rivais somam 37%. Segundo colocado, o ex-governador Paulo Souto (DEM) aparece 21 pontos atrás de Wagner: 23%.

Ex-ministro de Lula, Geddel Vieira Lima (PMDB) vem em terceiro, com 12%. Os demais candidatos tiveram 1% ou zero. A eleição de 2010 será a primeira que se realiza depois da morte, em 2007, do morubixaba ‘demo’ ACM.

O fantasma de ACM parece pairar sobre a cabeça de Paulo Souto, cuja taxa de rejeição é de 30%. A de Geddelé de 20%. A de Wagner, 16%.

6. Pernambuco: No Estado de Lula, o candidato apoiado por ele, Eduardo Campos (PSB) abriu 30 pontos de vantagem sobre o rival Jarbas Vasconcelos (PMDB): 59% a 28%. Sob polarização intensa, só um dos outros cinco candidatos, Sérgio Xavier (PV), pontuou: 1%.

A prevalecer esse quadro até outubro, mês da eleição, Eduardo Campos deve ser reeleito no primeiro turno. Hoje, ele prevaleceria com folgas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão