Setre faz certificações do Qualifica Bahia e PlanTeQ em quatro municípios baianos

O que há em comum entre os municípios baianos de Maiquinique, Guanambi, Caetité e Itacaré? É que, a partir de quinta-feira (dia 17) até sábado (dia 19), eles estão incluídos no cronograma de certificações dos programas PlanTeQ e Qualifica Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que utiliza recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo Estadual de Combate a Erradicação da Pobreza (Funcep).

Nesta quinta (dia 17), às 17 horas, em Maiquinique, 22 trabalhadores serão certificados no curso de Costura Industrial. Na sexta (dia 18) serão duas certificações. Pela manhã, às 10 horas, em Caetité, com 22 trabalhadores em Costura Individual, na Câmara de Vereadores da cidade; e, às 15 horas, em Guanambi, 44 trabalhadores receberão certificados como pedreiros e manicures, também na Câmara de Vereadores da cidade. No sábado, às 18 horas, terminam as certificações da Setre em Itacaré, com os concluintes do curso de Recepcionista com Informática.

Programas - O Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) instituído pelo Plano Nacional de Qualificação ? PNQ atende às demandas dos municípios em diversas cadeias produtivas, beneficiando pessoas vulneráveis econômica e socialmente, particularmente aquelas com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social como desempregados de longa duração, afrodescendentes, indiodescendentes, pessoas com deficiência (PcD) e até com mais de 40 anos.

Já o programa Qualifica Bahia é a uma ação exclusiva do Governo do Estado para formação social e profissional de trabalhadores na Bahia, voltado para uma demanda de qualificação no estado nas cadeias produtivas da agricultura familiar e economia solidária, comércio e serviços, construção civil, empreendedor individual, construção naval, turismo, portuário e mineração, petróleo e gás devendo atender a 12 mil trabalhadores, em 213 municípios baianos, até o final de 2010 com investimentos da ordem de R$ 5 milhões oriundos do Tesouro estadual.

Lício Ferreira
Ascom/Setre
15.06.2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão