PCdoB-BA defende chapa majoritária para vitória no 1º turno

Diante das notícias de que o nome de Otto Alencar (PP) estaria confirmado para a vaga de vice-governador na chapa de Jaques Wagner (PT), o PCdoB- BA considera que o ex-governador e ex-ministro do Governo Lula, Waldir Pires (PT) seria uma alternativa melhor para ocupar a segunda vaga ao Senado ao lado de Lídice da Mata. Waldir é um dos cogitados ao lado dos ex-secretários estaduais Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino – ambos do PT.

Apesar de considerar qualificados todos os nomes cogitados, o partido acredita que a eleição de governador e de senador estão articuladas e, portanto, é preciso uma composição eleitoralmente forte e que mantenha o equilíbrio entre as forças da esquerda e de centro. “Não sendo possível esse equilíbrio com o deslocamento de Otto para o Senado, o nome de Waldir seria o que corresponderia a esse esforço de fortalecer a chapa majoritária e fazer uma disputa favorável para a eleição não só do governador, como dos dois candidatos ao Senado”, declarou o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida.

Para Almeida, a vitória nas eleições de 2010 é o objetivo primeiro a ser perseguido e o nome de Waldir tem história e prestígio em amplos setores da sociedade. “Estamos preocupados apenas em ajudar na composição de uma chapa que tenha as melhores condições de fazer a disputa. E Waldir é uma referência política e, portanto, o nome que traz mais força e atrai votos da esquerda e do centro”, ratificou.

Sobre a chapa proporcional, a idéia é de que seja definida concomitantemente à majoritária – “Deixar isso pra depois pode levar à inviabilidade ou a conflitos futuros que são inconvenientes”, explica o presidente do PCdoB. O partido ainda não definiu as coligações, mas já oficializou as pré- candidaturas à Câmara Federal de Daniel Almeida e Alice Portugal, que tentam a reeleição, e o deputado estadual Edson Pimenta, em seu primeiro pleito à Câmara – e aprovou uma lista com 48 postulantes à Assembléia Legislativa. “O melhor desenho que se pode construir é o que assegure a eleição da maior bancada tanto para a Câmara quanto para a Assembléia”, afirmou Almeida.

De Salvador,
Camila Jasmim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão