ELEIÇÕES NA UFBA: OUSAR COM OS PÉS NO CHÃO




O Colégio Eleitoral constituído pelos conselhos superiores da Universidade Federal da Bahia definirá, no dia 17 de maio próximo, a composição das listas tríplices que deverão ser encaminhadas a Brasília para a indicação do Reitor e Vice-Reitor da UFBA. Concordaram, os membros do Colégio, com a realização de uma consulta aos estudantes de graduação e de pós-graduação, funcionários e docentes da Universidade, para a indicação do primeiro nome de cada lista.

Estão em curso os debates dos candidatos com a comunidade universitária, antes da consulta que será realizada nos dias 04 e 05 de maio, em Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras.

A nossa Chapa 1 – Ousar com os pés no chão, é composta por João Augusto de Lima Rocha, da Escola Politécnica, para Reitor, e Ademário Galvão Spínola, do Instituto de Saúde Coletiva, para Vice.

Pelo que significa o slogan adotado, nossa proposta é de uma gestão voltada para o fortalecimento das atividades-meio, ao ponto de garantir que as atividades-fim da Universidade se desenvolvam mais fluentemente. O resultado será uma UFBA mais forte e academicamente expressiva, transparente em todas as suas ações e atraente para os que nela estudam, trabalham ou visitam, nas atividades artísticas, científicas, políticas e esportivas nela promovidas.

A eliminação de gargalos hoje identificados no funcionamento da Universidade será a principal prioridade de nossa gestão, primeiro para que os reduzamos e, depois, para que possamos eliminar sua influência sobre a produção acadêmica.

A UFBA vive um processo de grande expansão de vagas no ensino de graduação e na pós-graduação, fato considerado positivo para o nosso estado que decorre da acertada política de interiorização, expansão e inovação, promovida no último período de governo do Presidente Lula. De fato, por solicitação da ANDIFES, entidade que reune os reitores das instituições federais do ensino superior (IFES), foi instituído o Programa REUNI, que materializa a nova política. Iniciado em 2008, para ser concluído em 2012, o REUNI vem sendo implantado através de uma sequência de ações aprovadas pelos conselhos universitários das IFES, sob rigoroso controle de uma comissão especial do Ministério da Educação.

No caso da UFBA, entretanto, a necessidade de expansão física dos campi e do quadro de pessoal, para atender ao REUNI, somada às carências acumuladas – mormente a degradação das edificações e equipamentos -, configura uma situação em que a instituição terá de realizar profundas mudanças na gestão. A despeito de manter viva a disposição para a ousadia, própria da instituição milenar e de alcance internacional que é a universidade, é preciso que a forma de administrar os campi de Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras seja radicalmente modificada.

A execução de planos urbanísticos, projetos arquitetônicos e de engenharia, a fiscalização e o acompanhamento das obras em fase de realização, além da manutenção das edificações existentes, dos logradouros situados nos espaços dos campi e dos equipamentos, são questões essenciais cuja solução irá, ao fim e ao cabo, contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho das pessoas que constroem a universidade. Sem falar na associação disso com a questão da segurança que, para se completar, precisa tanto da vigilância interna quanto da circulação de policiais, principalmente com viaturas, nas vizinhanças dos campi.

A adoção de uma política de comunicação, seja para o interior ou para o exterior da Universidade, jogará um papel muito importante no sentido de que o princípio de sua elaboração está orientado para a credibilidade, tal que poderá auxiliar não somente na busca de intercâmbios, internos ou externos, mas, também, na efetiva segurança individual e institucional contra riscos de acidentes de toda ordem, além da orientação para a proteção ambiental.

Em síntese, a gestão vai ser balizada pela compreensão segundo a qual a Universidade é o conjunto das pessoas que a compõem e contribuem para a sua elevação, dentro e em comunhão com a realidade social de seu entorno. Portanto, assegurar à comunidade universitária a fruição de direitos, junto com a contrapartida dos deveres, e mais saúde, conforto, acessibilidade, segurança, mobilidade e liberdade, no contexto de um ambiente, ao mesmo tempo democrático e republicano, é a essência do nosso programa de trabalho, com o qual esperamos merecer a confiança dos estudantes e servidores técnicos, administrativos e docentes, para dirigir a UFBA de 2010 a 2014.

João Augusto de Lima Rocha, candidato a Reitor da UFBA, Professor Associado da Escola Politécnica, representante dos docentes no Conselho Universitário e membro do Conselho Curador da Fundação Anísio Teixeira.

Comentário do Blog do Latinha: João Augusto de Lima Rocha é guanambiense e filho do ex-deputado estadual Epaminondas Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão