Construção civil deve continuar em expansão, prevê indústria






Guanambi:
A construção civil está em crescimento fruto
do Programa do Governo Lula
"Minha Casa, Minha Vida"


Agência Brasil

O desempenho da construção civil cresceu, gradativamente, no primeiro trimestre e deve continuar em expansão apesar de alguns desafios apontados por executivos do setor, como o esgotamento de espaços nas áreas urbanas, que tem encarecido o metro quadrado dos terrenos, e a falta de mão de obra qualificada.

De acordo com a pesquisa Sondagem da Construção Civil, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em março, o indicador do nível de atividade no setor atingiu 55,8 pontos. Em fevereiro, o índice foi de 53,2 pontos e, em janeiro, 50,5%. Sempre que ultrapassa a marca de 50 pontos, a avaliação mostra crescimento da atividade, segundo o critério da enquete feita em 294 empresas. A maioria delas é de pequeno porte (158) e o restante são empresas de médio (108) e grande porte (28).

As projeções para os próximos seis meses foram positivas, embora tenha alcançado pontuação menor que a de fevereiro. O quesito alcançou 66 pontos em março. Em fevereiro, o resultado foi de 67,3 pontos. As empresas de grande porte foram as mais otimistas, situando-se em 69,6 pontos.

A carência de pessoal qualificado foi a principal dificuldade apontada pelos entrevistados. Para o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, a falta de mão de obra especializada é comum em qualquer área em situação de forte crescimento. Ele acredita que esse obstáculo deva ser superado com investimento das próprias empresas em capacitação.

Para o gerente executivo de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI, Renato da Fonseca, o setor não sofrerá grandes impactos com o aumento da taxa básica de juros (Selic) para 9,5%, embora ele admita que “o primeiro impulso de um investidor é segurar os projetos sempre que há risco de juros mais altos sobre a contenção da demanda interna.”

Fonseca avaliou que o programa Minha Casa, Minha Vida será indutor da continuidade de vários empreendimentos já que garante acesso ao crédito e estimula o setor. A pesquisa da CNI, aliás, apontou que, na visão da indústria da construção civil, o programa do governo para construção e financiamento de casas populares é o principal instrumento que vem atraindo o interesse dos investidores.

Fonte: Tribuna da Bahia Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão