Você acredita em pesquisa ? Então, Dilma ganha no primeiro turno



Dilma tem a economia e o Serra, nada

Dilma tem a economia e o Serra, nada

O Conversa Afiada não acredita em pesquisa.

Logo, acredita em “pesquiseiro” até a página dois.

Mas, o PiG (*) acredita em Data-da-Folha e em Globope.

E usa os dados dos dois institutos com uma liberdade editorial espantosa.

Por exemplo, o Serra já está eleito há muito tempo, segundo os “pesquiseiros” que se nutrem do Data-da-Folha e do Globope.

O presidente do Globope, por exemplo, que previu em 2006 que Paulo Souto seria governador da Bahia no primeiro turno; que Roseana seria eleita no Maranhão; e Lula ganharia no primeiro turno, agora o presidente do Globope disse que o Lula não fará o sucessor.

O Data-da-Folha e o Globope erram até boca de urna.

E são tratados como as Tábuas de Moisés pelos “pesquiseiros” colonistas (**) do PiG (*).

O Conversa Afiada acredita em tendências, em traços fortes, profundos.

Por exemplo, o Conversa Afiada sustenta há muito tempo que o Vesgo do Pânico tem mais chance de ganhar a eleição do que o Serra.

Por quê ?

Porque o brasileiro não vota em tucano paulista em 2010.

Quem explicou isso de forma magistral foi Maria Inês Nassif, no Valor.

Uma demonstração disso é o que o Oráculo de Delfos apontou: “Por que ninguém quer ser vice do Serra ?”

Mas, amigo navegante, se você acredita em pesquisa, veja que interessante a previsão da Vox Populi (a sugestão foi do amigo navegante Fernando:

Diretor do Vox Populi: Dilma pode ganhar no primeiro turno

Do Estado de S. Paulo

O crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu provável adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País.

Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde de ontem para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.

O professor Marcus Figueiredo, do Iuperj também esteve no debate, mediado pela jornalista Cristiana Lôbo.

Meira deu o palpite mais ousado da tarde: “não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno”, afirmou.

Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.

Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança – mas a economia é o principal trunfo do governo Lula.

Em segundo, o aspecto ideológico – nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.

Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo – e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.

Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, “Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão