Visita de Lula na Bahia



LULA: “PETROBRAS TINHA MANIA DE TACANHA”

Foto: Agecom

Durante a inauguração do Gasene, o presidente Lula foi duro ao comparar a Petrobras de hoje com a de alguns anos atrás. “A Petrobras tinha mania de empresa tacanha. Ela mudou não foi apenas pela entrada do Gabrielli e dessa diretoria, mas porque investimos cinco vezes mais em pesquisa do que era investido”, declarou. O chefe do Executivo nacional aproveitou a oportunidade para brincar: “Não pense que achamos o petróleo a mais de 7 km de profundidade porque Deus é brasileiro. Se bem que eu acho que ele é brasileiro mesmo. E se duvidar nasceu aqui no Nordeste”, brincou Lula, que arrancou gargalhadas dos presentes.

(Rafael Albuquerque / Itabuna)


LULA RECRIMINA VAIAS EM DISCURSO

Ao final de seu discurso, o presidente Lula também falou sobre as vaias dirigidas a alguns políticos presentes na inauguração do Gasene: “Temos que aprender a separar o ato institucional do ato político, senão a gente vem aqui e no dia seguinte sai no jornal dizendo que fulano foi vaiado, e não sai nada do que viemos fazer aqui. A gente não é obrigado a gostar de todo mundo, mas temos que lembrar que a eleição é apenas um ato político na vida da gente. Depois da eleição não tem briga, temos que governar”, afirmou o líder. O evento contou com a presença dos deputados Maurício Trindade (PR), Mário Negromonte (PP), Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB), além dos secretários de governo Eva Chiavon (Casa Civil), Walter Pinheiro (Planejamento) e João Leão (Infraestrutura).


LULA FALA SOBRE GASENE E DESENVOLVIMENTO DO NE

O momento mais esperado da inauguração do Gasene, o discurso do presidente Lula, começou por volta das 13h25. Ele preferiu não se estender sobre detalhes do gasoduto, mas falou um pouco sobre o processo de negociação e arrancou risos da plateia. “Chinês é duro na negociação. Pense nuns caras duros; eles são duros na queda, mas ele encontraram na frente deles a Petrobras, que em matéria de dureza não fica devendo nada a chinês nenhum”, comparou. Ao mencionar o desenvolvimento do Nordeste, Lula afirmou que “só estamos dando ao Nordeste as mesmas possibilidades de se desenvolver que Sul e o Sudeste já tiveram”.


WAGNER DEFENDE GEDDEL E ENALTECE LULA

Foto: Agecom

"A gente bate palma para quem a gente gosta, se a gente não gosta, a gente fica calado"

Durante seu discurso na inauguração do Gasene, o governador Jaques Wagner, ao citar o nome do ministro Geddel Vieira Lima e escutar vaias, não se mostrou muito satisfeito com a situação e saiu em defesa do peemedebista. “Gente, deixa eu dizer uma coisa. As pessoas que estão aqui vieram para um ato institucional. Isso aqui não é uma palanque eleitoral”, disparou o petista. Não satisfeito com a bronca dada aos mais exaltados, Wagner deu outro pito: “Todos que estão aqui são convidados da figura maior, que é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A gente bate palma para quem a gente gosta, se a gente não gosta, a gente fica calado porque a festa fica mais bonita”. E para demonstrar ainda mais a cordialidade com os políticos presentes no evento, ao citar o nome do senador César Borges, o governador fez questão de dizer que ele faz parte da base aliada do governo federal. Ao finalizar o seu discurso, o governador fez questão de elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O senhor presidente é o meu professor de política. Eu tenho que acompanhar sua cartilha pra fazer mais por quem mais precisa”, disse.

(Rafael Albuquerque / Itabuna)



Borges, Gabrielli, Lula, Dilma e Wagner ao centro, e Geddel espremido na lateral direita

A ministra Dilma Rousseff começou o seu discurso a reclamar por conta do empurra-empurra em que se transformou a plateia com sua entrada: “Queria pedir que nossos companheiros e companheiras tivessem cuidado. Com crianças e com mulheres temos que ter cuidado. Não empurrem aí, por favor”. Logo após, a pré-candidata a presidente pelo PT ressaltou os números da obra e citou a capacidade que os brasileiros têm de vencer desafios, e citou o Gasene como exemplo, pois a obra interliga, através de gasodutos, o Sudeste e o Nordeste. Ao final da oratória, na inauguração do Gasene, a pré-candidata a presidente do Brasil mandou um recado para as pessoas que dizem que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma ilusão: “O PAC não é ficção e o Gasene hoje prova isso. É uma obra absolutamente necessária para o pais e para o Sul da Bahia”, salientou a ministra.

(Rafael Albuquerque / Itabuna)


GABRIELLI DESTACA BENEFICIOS DO GASENE

Foto: Agecom

Sergio Gabrielli, Lula e Wagner inauguram gasoduto

O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, discursou para uma grande plateia, falou da importância do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) e chamou atenção para a quantidade de pessoas que trabalharam na obra. Segundo Gabrielli, cerca de 47 mil pessoas trabalharam nessa obra direta e indiretamente. A diversificação da matriz energética da Bahia foi um dos principais pontos destacados pelo chefe da estatal.

(Rafael Albuquerque/Itabuna)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão