Vereador Latinha propõe a criação do Parque Fluvial do Riacho Brindes para ajudar na preservação do Rio Carnaíba de Dentro


Riacho Brindes:
A mistura de águas limpas com a poluição e o esgoto a céu aberto
no trecho próximo a Ponte de Dona Dedé


Riacho Brindes:
Águas poluídas e o esgoto a céu aberto

no trecho próximo a Ponte de Dona Dedé

Riacho Brindes:
Águas limpas e os peixes no
trecho próximo a Ponte de Dona Dedé

Riacho Brindes:
A contradição entre o encontro das águas limpas com peixes
e o esgoto a céu aberto no trecho próximo ao Riacho Belém (Feira Livre)
e a Ponte de Dona Dedé


Depois da última tempestade que abateu sobre Guanambi e a questão do volume de água das barragens de Ceraíma e Poço do Magro, a cidade precisa refletir sobre o processo de poluição, degradação, desmatamento e de destruição dos Riachos Belém e Brindes, que atravessam a cidade.

O Vereador José Carlos Lélis Costa – Latinha e o seu assessor de comunicação, Éder Oliveira, percorreram toda a extensão do Riacho Brindes nos trechos do Parque da Cidade, UNEB, bairro Brindes e Ponte de Dona Dedé, conforme fotos acima.

Em todo o percurso, podemos observação a contradição entre a beleza da natureza e a degradação do Riacho Brindes. No trecho entre o Parque da Cidade, passando pela UNEB e atravessando o bairro Brindes, encontramos o riacho correndo e diversas espécies de pássaros (canários, frangos d’água, chanans, garças, socós, marias-pretas, etc.).

No local de encontro das águas do Riacho Brindes e o Riacho Belém, próximo a Ponte de Dona Dedé, observar-se a contradição entre as águas limpas com peixes e, logo após, o esgoto a céu aberto e o processo de degradação que vai ser lançado nos rios Carnaíba de Dentro e Carnaíba de Fora, ambos afluentes do Rio das Rãs, que por sua vez é jogado no Rio São Francisco, daí a importância das obras do sistema de esgotamento sanitário e da estação de tratamento do esgoto de Guanambi.

Plantar árvores e tratar o esgoto são as principais medidas para recuperar e preservar o Riacho Brindes. A elaboração do projeto do Parque Fluvial do Riacho Brindes é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade.

A ideia é aliar medidas de preservação e educação ambiental. No trecho que vai do Parque da Cidade até a Ponte de Dona Dedé, propõe-se a instalação de equipamentos de lazer com pistas de caminhadas, quadras poliesportivas, ciclovias, trilhas e área para convivência.

Em outra frente, para preservar o Riacho Brindes, o vereador propõe a plantação de árvores nativas nas suas margens, compondo um corredor ao longo dos mananciais, desde o Parque da Cidade, UNEB, Bairro Brindes até a Ponte de Dona Dedé.

O objetivo é recuperar a mata ciliar, dificultando o acumulo de sedimentos no fundo do riacho e o acumulo de lixo nas suas margens, o que causa o assoreamento e que diminui a profundidade do manancial. Paralelamente, o governo federal está fazendo a obra do sistema de esgotamento sanitário do município.

Com os problemas ambientais decorrentes da degradação dos nossos rios e riachos, em 2010, temos previsão de falta de água nos municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí. O objetivo é reverter o quadro de degradação dos nossos mananciais.

Em Guanambi, Ceraíma, Poço do Magro e na Serra de Mutãs estão nascentes de água cristalina, que escorrem da serra. Nós temos que protegê-las para que essa água chegue limpa também para o consumo humano.

Contamos com o apoio da população da cidade ao projeto Parque Fluvial Riacho Brindes. Paralelo ao debate de implantação do projeto, o Vereador propõe ao Poder Executivo, a instalação do Conselho da Cidade conforme prevê a Lei Nº 223 de 04/12/07 que instituiu o Plano Diretor participativo, visando à democratização e a participação da comunidade no processo de desenvolvimento urbano e de modernização de Guanambi.

Participe dos debates sobre o projeto e faça sugestões e mobilizações em defesa do meio ambiente.

Fotos: Latinha e Éder Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão