Secretários do Trabalho defendem mudanças na política de financiamento para qualificação


Foto: Arisson Marinho/AGECOM
Secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, e a
Doutora Isa Maria Lélis Costa Simões, Superintendente
Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/BA.


Mais de 53 mil trabalhadores qualificados e 122.740 novos postos de trabalho criados na Bahia, entre 2007 e junho de 2009, segundo balanço dos últimos 30 meses, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Com o objetivo de garantir a continuidade e melhoria desses resultados no estado e no Brasil, os secretários estaduais do Trabalho participaram, nesta sexta-feira (19), da 80ª Reunião e Assembleia do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset), em Salvador.

O Fonset definiu, na ocasião, uma agenda de atividades para este ano, além de reeleger por unanimidade o secretário do Trabalho baiano, Nilton Vasconcelos, como presidente do Fórum. O evento é instrumento para suscitar novas fontes de financiamento e ampliar os recursos destinados a programas de qualificação previstos pelo sistema público de emprego.

Com a representação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na reunião, a reivindicação maior é que os estados busquem interferir no sentido de ampliar esses valores investidos na implementação de programas e em serviços de intermediação.

Segundo a Setre, programas de qualificação voltados para a juventude são indispensáveis, já que a taxa média de desemprego entre jovens é quase o dobro da taxa média geral. Além de programas que atendam setores de petróleo, gás, portuário e naval. “Defendemos a adoção das agendas estaduais de Trabalho Decente. Por meio delas pontuamos que não basta gerar mais empregos, e sim empregos de qualidade. Que os estados identifiquem quais são as principais deficiências do seu mercado de trabalho e procurem atuar na melhoria desses indicadores”, explicou Nilton Vasconcelos.

A Agenda da Bahia do Trabalho Decente é uma iniciativa reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das mais importantes e inovadoras do mundo. O secretário afirmou ainda que o Ministério do Trabalho e Emprego está reduzindo os investimentos de qualificação para os estados e privilegiando as ações diretas do governo federal e algumas ações dos municípios. Segundo ele, essa atitude rompe um aspecto central, que é a articulação entre o esforço de qualificação e a intermediação de mão de obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão