O Brasil TOPA, a Bahia TOPA e Carinhanha também TOPA!!!

Sim, Carinhanha não só topou acatar o programa de alfabetização de adultos, proposto pelo governador Jaques Wagner intitulado TOPA, como faz desta ação oportunidade de fazer brotar nos olhos e nos corações dos alunos o prazer da integração, do resgate social, da festividade do conhecimento que já possuem e somente agora podem ser expostos sem medo de critica ou de preconceito.

A manhã de sexta-feira,dia 26 de fevereiro ficou marcada pela emoção, pela musicalidade e sobretudo coroada de felicidade. Aconteceu a aula inaugural da terceira etapa do TOPA no município de Carinhanha. O município que já é Referência Nacional no Projeto Educando com a Horta Escolar,agora destaca-se pelo avanço na alfabetização de adultos.

Para a etapa de 2010, estão matriculados 828 alafbetizandos, distribuídos em 70 turmas, cada uma delas com um alfabetizador, apoiados por 10 coordenadores e a gestora Maria de Lourdes Nogueira,que não mede esforços para fazer de fato o entrelaçamento do conhecimento de vida que nossos alfabetizandos já possuem, com o saber escolar, ora oferecido.

Das 70 turmas, são 18 na sede do município com 231 escolares e 52 na zona rural com um público escolar em número de 597. O TOPA está disseminado por 38 localidades carinhanhenses.

O programa está fazendo com que talentos sejam revelados, ou melhor: reconhecidos, como é o caso do Sr João Fernandes, da comunidade do Marrequeiro, Sr de 73 anos, que teve segundo o mesmo, “A graça divina de estar na escola, e ir a Salvador, capital da Bahia, pela primeira vez e no dia do seu aniversário, quando fui receber meu certificado de alfabetizado, das mãos do governador”. Este senhor é um verdadeiro compositor de cordel, sanfoneiro e cantor das suas próprias letras, mas ninguém o conhecia, o TOPA o apresentou para o mundo, através da globalização midiática. É isso aí, o TOPA oportunizando qualidade de vida...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão