Lula, Wagner e Geddel hoje em Itabuna


Fernanda Chagas

Pela terceira vez este ano, o presidente Lula desembarca em solos baianos. O detalhe fica por conta de o líder petista colocar mais uma vez o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), ambos pré-candidatos ao governo da Bahia, no mesmo palanque. Geddel, que até então não havia sido cogitado para compor com o grupo, teria sido convidado pelo Palácio do Planalto na última hora. Segundo circula nos bastidores, trata-se de mais uma tentativa do presidente Lula em apaziguar os ânimos que se acirraram com a proximidade das eleições.

Em visita ao estado hoje, o presidente inaugura um trecho do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna, e lança o edital de licitação para construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O ato acontece em Ilhéus e conta também com a presença da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Planalto.

Ilhéus é o ponto final da ferrovia, que sai de Figueirópolis, no estado do Tocantins, e percorre 1,4 mil quilômetros, até chegar ao mar. No caminho, ela passa por 32 municípios baianos e cruza o estado de ponta a ponta, no sentido oeste-leste. A Fiol também liga a Bahia a outros estados, através do cruzamento com a Ferrovia Sul-Norte, que terá 3,1 mil quilômetros, entre Pará e São Paulo.

Segundo Wagner, a Ferrovia Oeste-Leste será uma importante alternativa para o transporte de cargas, estimulando novos investimentos e potencializando as exportações baianas. “Esta é a maior obra de infraestrutura da história da Bahia. É a garantia do escoamento da produção agrícola e mineral e vai contribuir muito para o crescimento do estado”, afirmou.

A Fiol entra na Bahia pelo município de São Desidério, na região Oeste, a 1,1 mil quilômetros de Ilhéus. Na zona rural do município, uma placa de madeira fincada no chão indica que aquele ponto faz parte da rota da Ferrovia Oeste-Leste no estado. A marcação é uma das poucas deixadas pelo trabalho de medição do projeto, que está concluído. Na região, a ferrovia servirá ao transporte dos produtos do agronegócio. Algodão, milho, café e soja, que tem a maior área plantada e este ano produziu uma safra recorde de 2,9 milhões de toneladas.

Para o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sérgio Pitt, a Fiol vai aumentar a competitividade da agricultura baiana. “Só temos o modal rodoviário, e quando chega a safra, o frete dobra de preço, o que faz do transporte um dos nossos principais custos”, explicou.

Primeira etapa fica pronta em 2011

O projeto da Ferrovia Oeste-Leste foi desenvolvido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa do Ministério dos Transportes especializada na construção de ferrovias. Ele foi inspirado no projeto desenvolvido pelo engenheiro baiano Vasco Neto, há cerca de 50 anos. Para realizar a construção, a obra foi dividida em três etapas: a primeira, entre Ilhéus e Caetité, tem 530 quilômetros; a segunda, entre Caetité, Barreiras e São Desidério, 413 quilômetros; e a terceira, de São Desidério a Figueirópolis (TO), 547 quilômetros.

Serão oito etapas e hoje as duas primeiras serão lançadas. O trabalho começa em junho deste ano, assim que terminar o processo licitatório. A previsão é de que a primeira etapa esteja concluída no primeiro semestre de 2011. Com previsão de investimento de R$6 bilhões até 2012, a ferrovia deve gerar mais de 30 mil vagas de trabalho durante construção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão