Mobilização pela construção da Adutora do Rio São Francisco


Diretoria da UVERMIG



Ofício Circular da UVERMIG

Guanambi, 26 de Fevereiro de 2010.


Para os Senadores, Deputados Federais e Estaduais da Bahia,


O objetivo do presente ofício é relatar a situação da seca e os baixos índices pluviométricos da região da Serra Geral, bem como a realidade das Barragens de Ceraíma e Poço do Magro que abastecem as cidades de Guanambi, Candiba e Pindaí, atendendo uma população de mais de 130 mil habitantes. O volume de água atual das duas barragens só atenderá o abastecimento de água potável até o mês de setembro e a estiagem prolongada é motivo de preocupação dos órgãos responsáveis (Embasa e Codevasf).


A preocupação com a longa estiagem que vem assolando a região de Guanambi, ocasionando enormes prejuízos que comprometem a safra, o tratamento de animais e a preocupação maior indiscutivelmente o consumo humano. A UVERMIG solicitou da Codevasf o levantamento do potencial hídrico da região e a capacidade de vazão e qualidade das águas dos poços artesianos já perfurados e sem instalação da região, visando propor ao órgão, que em parceria com o Governo do Estado (CERB) e as Prefeituras Municipais, façam as suas instalações urgentemente e emergencialmente, conforme ofício nº 003/2010 anexo.


A UVERMIG – União dos Vereadores da Microrregião de Guanambi tomou diversas iniciativas visando reivindicar do Governo e da Codevasf a agilização do processo burocrático de construção da Adutora do Rio São Francisco, que atenderá o abastecimento de água das cidades de Guanambi, Iuiú, Malhada, Palmas de Monte Alto, Matina, Igaporã, Candiba, Pindaí e Caetité, com as seguintes sugestões de iniciativas por parte das Câmaras de Vereadores e dos Prefeitos Municipais da região:


  • Decreto de Estado de Emergência nos municípios da Serra Geral, conforme a realidade local;
  • Solicitação de audiência da Diretoria da UVERMIG, Presidentes de Câmaras e Prefeitos com o Governador Jaques Wagner, visando discutir a situação acima relatada;
  • Reunião regional, URGENTE, da Diretoria da UVERMIG, Prefeitos (AMAVALE), Presidentes de Câmaras e representante da Codevasf com o objetivo de agilizar o processo de mobilização regional;
  • Mobilização e envio de fax relatando a situação de seca da região e a necessidade da construção da Adutora do Rio São Francisco para os Senadores, Deputados Federais e Estaduais da Bahia.


A questão da resolução do problema da falta de água para o abastecimento humano é fundamental para a consolidação do desenvolvimento da nossa região e a sobrevivência da comunidade do semi-árido.


Portanto, solicitamos de V.Excia., iniciativas junto ao Governo Federal, Codevasf e Governo Estadual, visando à ampliação da mobilização das forças políticas para resolver essa realidade da região da Serra Geral.


Atenciosamente,


José Carlos Lélis Costa

Presidente da UVERMIG


Ofício n° 003/2010 - CODEVASF

Guanambi, 04 de Fevereiro de 2010.


Exm° Sr.

Antônio Rodrigues Gomes

Chefe do Escritório de Apoio de Guanambi - CODEVASF

Guanambi - Bahia


Prezado Diretor,


Solicito de V.Sa. o envio da relação de poços artesianos perfurados e sem instalação pela CODEVASF nas cidades da região da Serra Geral, bem como a análise da quantidade e qualidade da água. O Objetivo desta solicitação é desenvolver um projeto de parceria entre o Governo Federal (CODEVASF), Governo do Estado (CERB e CAR) e as Prefeituras Municipais visando contribuir para minimizar os efeitos da seca que atinge o semi-árido baiano.


A UVERMIG – União de Vereadores da Microrregião de Guanambi, entidade representativa do Legislativo Regional, tem como objetivo debater e reivindicar doa órgãos responsáveis, especialmente o Ministério da Integração e a CODEVASF, a questão da seca na região. Por isso, os dados dos referidos poços artesianos serão fundamentais para estabelecer uma estratégia de elaboração da seguinte proposta:


- Projeto de instalação de poços artesianos priorizando o abastecimento humano, hortas comunitárias e fruticultura e abastecimento animal. A análise da qualidade da água e o volume são fundamentais para estabelecer as prioridades.


Atenciosamente,


José Carlos Lélis Costa

Presidente da UVERMIG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão