Brumado terá Audiência Pública para discutir construção da Ferrovia Oeste-Leste



Em contato com o Diretório Municipal do PT de Brumado, o Deputado Estadual Waldenor Pereira, Líder do Governo Wagner na Assembléia Legislativa do Estado, confirmou a realização no município de Brumado de Audiência Pública para discussão do empreendimento Ferrovia Oeste Leste (EF 334). A Audiência acontecerá no próximo dia 25/02, convocada pelo Governo Federal, através do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Na plenária do mandato do Deputado Waldenor Pereira em 07 de novembro do ano passado, os dirigentes petistas de Brumado solicitaram maior atenção à questão da implantação de Ferrovia, reivindicando a realização de uma Audiência Pública. Em outro momento, na visita que o Governador Wagner fez a Mortugaba, em 28/11, foi a vez do Secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, garantir ao Presidente do PT de Brumado, Washington Franco e ao Secretário do Partido, Luiz Frederico, que Brumado receberia a visita de técnicos do governo e da VALEC (empresa responsável pela implantação da Ferrovia) para tratar do empreendimento. Pinheiro solicitou, contudo, que a informação não fosse divulgada antes de uma confirmação.

O deputado Waldenor Pereira, por sua vez, sugeriu ao Governo do Estado que fizesse articulações no sentido de viabilizar uma Audiência Pública em Brumado, chegando a tratar desse assunto com a Secretária da Casa Civil, Drª. Eva Chiavon. Quando da visita do Governador a Brumado, Waldenor confirmou ao PT local que faltava apenas a definição de uma data para a realização da Audiência Pública.

A Ferrovia Oeste-Leste começa no município de Figueirópolis-TO e termina em Ilhéus-BA, onde será contruído um novo porto. É uma Ferrovia de Integração Nacional e da América do Sul, já que sua proposta compreende interligar os oceanos Pacífico e Atlântico. O IBAMA realizará audiências públicas este mês em três cidades apenas: Conceição do Tocantins-TO, Brumado-BA e Ilhéus-BA. Brumado fica na parte central deste eixo ferroviário, as demais cidades em seus extremos. O deputado Waldenor Pereira esclareceu que o município de Brumado foi contemplado com essa escolha justamente por conta do potencial do município, já que critérios "eminentemente técnicos" prevaleceram em favor de nossa cidade: a existência aqui de um parque industrial consolidado, a preexistente malha ferroviária, o fator de Brumado ser um importante entroncamento rodoviário e, agora, ferroviário em nosso Estado.

A Audiência Pública sobre a Ferrovia Oeste Leste será realizada em Brumado a partir das 19 horas do dia 25 de fevereiro de 2010 na Câmara Municipal (Praça Abias Azevedo, nº 145, Bairro Hospital, Brumado/BA). A Convocação da Audiência Pública foi feita através de publicação no Diário Oficial da União, em 26 de janeiro de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão