O encanto das tradições das Folias de Reis

"As festividades natalinas encerram-se em 6 de janeiro, Dia de Reis - celebração do catolicismo popular aos Santos Reis ou Reis Magos, data da lendária visita dos reis do Oriente (B) Melchior, Gaspar e Baltazar ao Menino Jesus, presenteado, respectivamente, com ouro, incenso e mirra, que à época representavam a realeza (ouro), a divindade (incenso) e o sacrifício final de Jesus (mirra)". No Brasil, que herdou de Portugal o culto aos Santos Reis, as manifestações, sem a tutela do clero e legitimadas como espaços de inclusão social, vão de reisados (ternos ou folias de reis), congada, rezas e cavalhadas."

Em Guanambi a tradição traduz a devoção ao Menino Jesus, através do grupos de reisados. São tradições da cultura popular de rara beleza cênica, teatral e musical. A comunidade
do distrito de Morrinhos realiza anualmente o Festival de Reisado, conforme Lei Municipal de autoria do Vereador Jose Carlos Lélis Costa - Latinha (PCdoB), mas o Poder Público não tem apoiado o evento que é realizado graças a iniciativa da Associação dos Moradores de Morrinhos. O evento consta no calendário de cultura da cidade. O Festival de Reisado de Guanambi será realizado no mês de março/2010.

Fonte: Portal Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão