Novo salário mínimo tem impacto significativo na economia baiana


Em vigor desde o dia 1º de janeiro, o novo salário mínimo no valor de R$510,00 irá representar impacto significativo na economia baiana, considerando que o estado é o segundo do país com maior número de trabalhadores que ganham o piso mínimo. A expectativa é do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que informa ter a Bahia 186.869 trabalhadores formais ganhando um salário mínimo, atrás de
Minas Gerais, com 192.805. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2008.

Explica o secretário que este é o número de empregados formais.
"Considerando que na Bahia 46,8% dos empregados não tem carteira assinada, significa dizer que há um contingente expressivo de trabalhadores informais que tem sua remuneração baseada no valor do salário mínimo", diz Vasconcelos, observando que a valorização do salário mínimo tem sido uma estratégia importantíssima para o crescimento da economia regional.

O secretário também destaca que nos oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o valor do salário mínimo teve um ganho real, desconsiderada a inflação de 53,46%. "Com esse mais novo aumento, o novo salário do trabalhador terá um ganho real de 5,87% em 2010, superior ao do ano passado, que ficou em 5,79", calcula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão