Governo implanta novos Cras na capital e no interior





O número de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em toda a Bahia será ampliado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o governo federal. Em 2010 serão instalados 89 novos Cras, contemplando 69 municípios. Estima-se que mais de 315 mil famílias serão beneficiadas com as novas unidades.

Com a implantação desses centros, a Bahia passará a contar com 512 unidades presentes em 356 municípios. Com isso, mais de 85% dos municípios baianos passam a contar com mais essa ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Sedes.

Os investimentos mensais para custear essas novas unidades são de R$ 1,5 milhão, oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e de R$ 335 mil do Fundo Estadual (Feas). Esses valores serão repassados aos Fundos Municipais (FMAS), mas para isso, as prefeituras precisam criar conselho, fundo e plano de assistência social e prestar contas aos governos Estadual e federal.

Balanço - Em 2009, os 423 Cras existentes em 340 municípios atenderam a 1,5 milhão de famílias. Dos 69 municípios contemplados com as novas unidades, 16 ainda não contavam com esse serviço. Agora as comunidades de todos eles - Belmonte, Belo Campo, Caldeirão Grande, Castro Alves, Cícero Dantas, Guanambi, Inhambupe, Ipupiara, Jacaraci, Martina, Mortugaba, Olindina, Presidente Jânio Quadros, Rio Real, Umburanas e Várzea do Poço -, poderão ser assistidas pelos Centros de Referência.

Em Salvador o número de Cras será dobrado, passando de 17 para 35. Já Vitória da Conquista e Feira de Santana ganharão este ano mais duas novas unidades para desafogar o atendimento em outras unidades dos municípios.

Os Centros de Referência de Assistência Social, conhecidos como casas da família, são unidades públicas da política de assistência social. Estão localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, oferecendo serviços e programas socioassistenciais da proteção social básica e articulando ações no seu território de abrangência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão