Chineses querem investir em energia limpa na Bahia


Empresários chineses estão interessados em investir nas áreas de produção de bioenergia e agroindústria no oeste baiano. O assunto foi tratado numa reunião ocorrida nesta terça-feira (20) entre o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, o presidente do grupo asiático, Richard Qiu, e técnicos das secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Agricultura (Seagri) e Infraestrutura (Seinfra).

A ideia é que os empresários asiáticos entreguem ao governo da Bahia, nos próximos dias, uma manifestação de interesse, declarando suas intenções e especificando suas demandas de apoio e informações para o início dos projetos no estado.

Os investimentos serão feitos em três vertentes: energia eólica (implantação de uma usina geradora de energia e de uma fábrica de equipamentos), agronegócios (implantação de unidades de produção agrícola para consumo próprio) e agricultura familiar (unidade de esmagamento de grãos e outra de biodiesel e carvão vegetal, utilizando reflorestamento e resíduos agrícolas). A prioridade do governo chinês é produzir óleo vegetal alimentício para exportar ao país asiático.

Ele citou ainda obras como a Ferrovia Oeste-Leste, que facilitará o escoamento de produtos para outros estados e países, e a implantação do parque eólico, com 17 projetos no estado, até 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão