CARTA AO GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA


No dia 15, na cidade de Brumado, o Sr. Ângelo Costa da CPT - Comissão Pastoral da Terra e o Vereador José Carlos Lélis Costa - Latinha entregaram ao Governador da Bahia um abaixo-assinado da comunidade regional reivindicando a agilização da construção da Adutora do Rio São Francisco. Leia a integra do documento.

Excelentíssimo Sr. Governador do Estado da Bahia

Dr. Jacques Wagner


A sábia, rica e indefesa natureza sempre nos provou sua importância e que não pode existir vida sem água. Estudos já realizados sobre esta riqueza universal apontam que o consumo mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no último século. As mudanças climáticas assustam a humanidade provocando desastres ambientais cada vez mais freqüentes. Certamente os países mais pobres serão aqueles que mais sofrerão com isso, nos próximos anos.


Dados da EMBASA concluem que os municípios de Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Candiba, Pindaí, Caetité e os distritos de Brejinho das Ametistas, Mutans, Morrinhos e Pilões apresentam um déficit no abastecimento de 6.405 m³/dia. As principais fontes de abastecimento destes municípios são poços tubulares, nascentes e as Barragens de Ceraíma e Poço do Magro, que apresentam teor de sais que a tornam “pesada”, quase secaram. O caso mais extremo é o de Ceraíma que chegou a nível crítico de apenas de 2% da capacidade total.


Percebemos que o problema da escassez de água na nossa região está atingindo proporções alarmantes. Certos que as nossas ações de hoje construirão o futuro que teremos, não podemos cruzar os braços diante desta assustadora realidade. Assim, profundamente preocupados, e conscientes do impacto fortemente negativo que a falta deste líquido tem provocado, um grupo de pessoas busca desenvolver ações em defesa das águas.


Com expressiva participação de diversos segmentos da sociedade, representação política, representante de instituições governamentais, foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Guanambi, no dia 16 de outubro a primeira reunião pública, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente IMA, para discussão do projeto de construção da adutora do São Francisco, que vai oferecer água do Rio São Francisco às populações de Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Matina, Igaporã e Caetité, além de importantes distritos destes municípios situados no sudoeste baiano.

Não resta dúvida, o evento foi considerado positivo, pois a sociedade ali representada encontra-se na esperança de uma breve resolução do problema do abastecimento de água bem como ações para o desenvolvimento ambiental e sustentável da região.

Por meio da presente carta encaminhamos a V. Exª. o conclame do povo de Guanambi e região através de abaixo – assinado (anexo) com 2.504 assinaturas, a fim de que V. Exª. adote em caráter de urgência as medidas necessárias para a implantação da adutora do rio São Francisco para abastecimento de água com quantidade e qualidade para o nosso povo.

Além disto, somos ainda vitimados pelos impactos ambientais provocados pela mineração, pelo agronegócio, pela destruição da nossa vegetação para produção do carvão. Diante desses impactos sabemos da necessidade da adoção de políticas publicas que promovam um desenvolvimento sustentável que respeite as dimensões ambientais e sociais.

Convencidos do reconhecimento por V. Exª. da necessidade e da urgência de solucionar a crise de água que vivemos, nós membros de organizações da sociedade civil encaminhamos o abaixo assinado e antecipadamente agradecemos V. Exª. por seus perseverantes esforços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão