Alfredo Boa Sorte fala sobre as UPAs e o atendimento médico destas unidades



Jornal Vanguarda

Sexta, 22 de Janeiro de 2010

Em sua visita a Guanambi, nos dias 15 de 16, onde participou da inauguração de um hospital e fez visita ao Hospital Regional, o médico Alfredo Boa Sorte “ Alfredinho”, superintendente de Assistência Integral à Saúde, falou sobre as Unidades de Pronto Atendimento, uma delas assegurada para Guanambi, e que ficará aos cuidados da Secretaria Municipal de Saúde, cujo Secretário Robério Moraes esteve recentemente em Brasília, onde recebeu a notícia, do Ministério da Saúde. Alfredo que juntamente com o Secretário Jorge Solla tem se empenhado para as UPAs da Bahia, explicou:


“As UPAs oferecem serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral - AVC, entre outras enfermidades”, explicou Alfredo Boa Sorte, que acrescentou ser um caminho a perfeição do atendimento médico público.

.

Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas, e isto desafoga de sobremaneira as emergência dos hospitais centrais, em Guanambi, no caso, o Hospital regional que teria uma menor sobrecarga na emergência.


Em todo o País, 290 Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas receberam desde 2009 recursos para a sua construção. Elas estão espalhadas por 239 municípios em 25 estados, além do Distrito Federal. O governo federal liberou cerca de R$ 600 milhões para as obras e a compra de equipamentos. A previsão é chegar a 500 unidades até o final de 2010. O andamento das obras é de responsabilidade dos municípios.


“Esta sendo organizada uma rede de assistência para cuidar das necessidades da população, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, as equipes de Saúde da Família, programas como o Brasil Sorridente e o Farmácia Popular, como já dito pelo ministro temporão, e, agora, com as UPAs, dando o atendimento que cada cidadão precisa, e a Bahia recebendo a atenção e o empenho do secretário Solla. teremos nos próximos anos uma saúde de causar inveja a outros países”, afirmou o médico guanambiense Alfredo Boa Sorte,

.

O projeto UPA 24 horas é uma iniciativa do Ministério da Saúde para reorganizar o fluxo de atendimento na rede pública, com o objetivo de melhorar a assistência oferecida à população, desafogando o fluxo dos hospitais. As unidades estão integradas à rede do SAMU 192, à rede básica de saúde e à Estratégia Saúde da Família. Criada em 2002, a proposta integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/01/2010 Secretário visita ao Hospital Regional e informa sobre ampliação e equipamentos
06/12/2009 Doutor Ariovaldo trinta anos de medicina, ele e o irmão Alfredo dedicados a saúde
06/01/2010 Doutores Sola e Alfredinho garantem UPA e serviços de saúde em Guanambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão