Alfredo Boa Sorte confirma que ambulâncias do SAMU terão eletrocardiograma

Jornal Vanguarda


Sexta, 29 de Janeiro de 2010

O superintendente de Assistência Integral à Saúde – AIS, da Secretaria de Saúde da Bahia - SESAB, o médico guanambiense Alfredo Boa Sorte, confirmou uma notícia veiculada pelo Ministério da Saúde: “Até o fim do ano, todas as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU receberão um aparelho digital de e um software de telecomunicação que vai permitir o envio de informações cardíacas dos pacientes nos primeiros minutos do atendimento a uma equipe no hospital a que se destina”. A SESAB, através do secretario Jorge Solla, da saúde da Bahia, já está ceinte da decisão do minitério.


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explicou que as informações serão passadas via celular ainda da casa do paciente ou local do socorro, A equipe do hospital vai analisar se o caso é de infarto e indicar o tratamento necessário. Esse procedimento, segundo Temporão, demora cerca de cinco minutos. “Nos casos de infarto agudo do miocárdio, 50% dos óbitos ocorrem nas duas primeiras horas. Com essa estratégia, poderemos reduzir em 20% esse número”, disse.


O treinamento das equipes que vão usar os aparelhos inicialmente será feito pelo Hospital do Coração de São Paulo. A unidade está investindo cerca de R$ 6 milhões nessa primeira etapa. A parceria faz parte da política dos hospitais de excelência de receberem renúncia fiscal de filantropia ao investirem em educação e treinamento de hospitais, informou o ministro. Para Alfredo “Alfredinho” Boa Sorte isto é um avanço na medicina de socorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão