SUCESSÃO ESTADUAL


Pimenta na Muqueca

Autor: Davidson

Marco Wense

Wagner (centro) bateria Souto e Geddel ainda no primeiro turno.

Souto, Wagner e Geddel.

A pesquisa do instituto Datafolha, de inquestionável credibilidade, serviu para colocar um ponto final nas provocações entre petistas, democratas, tucanos e peemedebistas.

Antes do Datafolha, era um Deus nos acuda. Quando saia uma pesquisa do PT, com Wagner na dianteira, o PMDB soltava os cachorros. O DEM, por sua vez, dizia que Paulo Souto estava na frente.

Agora, não. Democratas, tucanos e peemedebistas já admitem à reeleição do governador Jaques Wagner logo no primeiro turno, até mesmo com uma boa diferença em relação ao segundo colocado.

A bola da vez, no sentido negativo, é Paulo Souto, que enfrenta dois pré-candidatos que ocupam importantes cargos na máquina pública: governador do Estado e ministro da Integração Nacional.

Das verbas destinadas à Bahia pelo ministério comandado por Geddel Vieira Lima, 68% vão para as prefeituras do PMDB. A legenda tem 115 Centros Administrativos de um total de 417.

Para colocar mais lenha na fogueira do desentendimento entre petistas e peemedebistas, o deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente do Parlamento estadual, diz que “das 115 prefeituras do PMDB, 78 já declararam apoio à reeleição de Wagner”.

Geddel quer ser o herdeiro político do carlismo. Quer arrebanhar as ovelhas carlistas que não acreditam na eleição de Paulo Souto e, como consequência, assumir a segunda colocação nas pesquisas de intenção de voto.

Algumas lideranças do DEM já começam a ficar irritadas com a estratégia do PMDB de minar à pré-candidatura de Souto, dizendo até que o democrata vai desistir para concorrer ao Senado da República.

A pesquisa do Datafolha, para os democratas, foi um alerta. Para os peemedebistas, uma esperança. Para os petistas, a possibilidade cada vez mais concreta de uma vitória de Wagner no primeiro turno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão