Para estudantes, provas do ENEM foram cansativas

>> O que achou das provas do Enem e da organização do exame?


Depois da maratona de dois dias de provas, com um total de 180 quesitos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi avaliado como cansativo pelos estudantes. Na opinião dos candidatos ouvidos pela reportagem, a grande quantidade de textos nas questões exigiu muito raciocínio e paciência.“Tinha muito texto e ainda a redação. Acho que meu desempenho foi razoável”, avaliou Aline Bonfim, 19 anos, em Salvador. No Rio de Janeiro, a estudante Paloma Alves Santos, de 19 anos, também se queixou das questões com enunciados longos. “As questões estavam enormes, com muita coisa para ler. A gente perde o raciocínio antes do fim e fica cansada no meio da prova.

Vai ganhar quem tiver mais paciência”, lamentou.Muitos estudantes também reclamaram da mudança no local de prova após a data do exame ter sido remarcada. “Antes eu faria [o teste] bem perto de casa. Com a mudança, precisei sair com muita antecedência. Já cheguei aqui cansada. Uma pena”, disse Paloma.Em Salvador, o estudante Ramon César Soares, 19 anos, quase fica de fora por causa da mudança no local de prova. “Antes do vazamento, eu faria no Colégio São Bento, em Nazaré, que fica perto de minha casa. Desta vez eu não recebi o cartão da prova e acabei indo no mesmo lugar de antes, mas quando cheguei lá soube que tinham mudado. Por sorte eu fui bem cedo, deu tempo de voltar em casa e ver o novo local”, lembra. Sua prova foi no Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. O tema da redação, ética nacional, foi considerado fácil pelos candidatos. “Tem tanta notícia sobre corrupção hoje que a gente não sabe nem o que escolher para falar”, ironiza Ramon.

Fonte: Jornal A Tarde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão