Obras da Ferrovia Leste-Oeste devem ser iniciadas em maio de 2010
Thiago Pereira As obras da Ferrovia Oeste-Leste, que liga o município de Ilhéus, na Bahia, à cidade de Figueiropólis, em Goiás, devem ser iniciadas no mês de maio de 2010, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (11) pelo presidente da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa responsável pela obra, José Francisco das Neves. “Esta semana tivemos uma reunião sobre a Ferrovia com o presidente da República. Dissemos a ele, e repetimos aqui, que a obra tem condições de começar já no mês de maio de 2010”, afirmou José Francisco das Neves. Segundo o presidente da Valec, as datas das audiências públicas já foram marcadas, os relatórios de impacto ambiental encaminhados, e parte de projeto básico está pronta. Até 15 de janeiro vai ser licitado o projeto executivo e até 2011 a ferrovia será concluída. Para a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, os dados apresentados são animadores. “O processo de licitação para contratar o projeto executivo está em bom andamento, as questões ambientais, que são sempre as mais complexas, também. A ferrovia é uma realidade, e esta reunião foi mais um passo importante na viabilização dessa obra, que é um grande empreendimento para a Bahia, o Nordeste e o Brasil”, disse Chiavon. Em paralelo ao projeto da Ferrovia, o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Portos elaboram os planos para construção do Porto Sul. “São dois empreendimentos importantes que serão elaborados de forma simultânea. O Governo da Bahia, em parceria com o governo federal, vai concretizar esses projetos importantes para o desenvolvimento do estado e da região”, afirmou a secretária da Casa Civil. Quando estiver pronto o complexo logístico do sul do estado, que tem a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus, vai facilitar o escoamento da produção de minério, grãos e outros produtos. Além do transporte de toda a produção, a implantação da ferrovia deve gerar aproximadamente 30 mil empregos diretos, de acordo com dados do Ministério dos Transportes. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6 bilhões. A ferrovia terá ao todo, 1,5 mil quilômetros. Na Bahia, atravessará 30 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros. |
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