Obras da Ferrovia Leste-Oeste devem ser iniciadas em maio de 2010






Thiago Pereira

As obras da Ferrovia Oeste-Leste, que liga o município de Ilhéus, na Bahia, à cidade de Figueiropólis, em Goiás, devem ser iniciadas no mês de maio de 2010, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (11) pelo presidente da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa responsável pela obra, José Francisco das Neves.

“Esta semana tivemos uma reunião sobre a Ferrovia com o presidente da República. Dissemos a ele, e repetimos aqui, que a obra tem condições de começar já no mês de maio de 2010”, afirmou José Francisco das Neves.

Segundo o presidente da Valec, as datas das audiências públicas já foram marcadas, os relatórios de impacto ambiental encaminhados, e parte de projeto básico está pronta. Até 15 de janeiro vai ser licitado o projeto executivo e até 2011 a ferrovia será concluída.

Para a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, os dados apresentados são animadores. “O processo de licitação para contratar o projeto executivo está em bom andamento, as questões ambientais, que são sempre as mais complexas, também. A ferrovia é uma realidade, e esta reunião foi mais um passo importante na viabilização dessa obra, que é um grande empreendimento para a Bahia, o Nordeste e o Brasil”, disse Chiavon.

Em paralelo ao projeto da Ferrovia, o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Portos elaboram os planos para construção do Porto Sul. “São dois empreendimentos importantes que serão elaborados de forma simultânea. O Governo da Bahia, em parceria com o governo federal, vai concretizar esses projetos importantes para o desenvolvimento do estado e da região”, afirmou a secretária da Casa Civil.

Quando estiver pronto o complexo logístico do sul do estado, que tem a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus, vai facilitar o escoamento da produção de minério, grãos e outros produtos.

Além do transporte de toda a produção, a implantação da ferrovia deve gerar aproximadamente 30 mil empregos diretos, de acordo com dados do Ministério dos Transportes. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6 bilhões. A ferrovia terá ao todo, 1,5 mil quilômetros. Na Bahia, atravessará 30 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão