Maior mina de níquel da América Latina entra em operação





Entrou em operação, nesta sexta-feira (4), no município de Itagibá, a maior mina de níquel na América Latina, terceira maior do mundo, descoberta nos últimos dez anos. A Mirabela Nikel tem como previsão produzir 4,6 milhões de toneladas de minério por ano, sendo 150 mil toneladas de níquel concentrado, podendo chegar a 208 mil, aumentando em 30% a produção brasileira do minério.

Metade da produção anual de concentrado será exportada para a Finlândia pelo porto de Ilhéus e a outra metade servirá às unidades da Votorantin em Minas e Ceará, que se responsabilizará pela logística de retirada e envio do produto.

Foram investidos US$ 450 milhões na unidade produtora, que vai explorar o minério no município de Itagibá, município baiano a 8 km de Ipiaú e 204 km de Salvador.

Segundo o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Nery, com o pleno funcionamento da mineradora o estado baiano passa a ser o terceiro em arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), um dos royalties pagos pela empresa. Apenas do CFEM serão R$ 20 milhões por ano, passando o estado de Goiás, atualmente o terceiro maior.

A chegada da unidade da Mirabela vai transformar a economia da região que compreende os municípios de Itagibá, Ipiaú, Ubatã, Gongoji, Jitaúna, Barra do Rocha e Ibirataia. São esperados novos hotéis, restaurantes, bares e um incremento nas atividades sócio-culturais nestas cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão