Chuva traz finalização alegre para gincana do Juventude Cidadã em Guanambi



JORNAL VANGUARDA

O projeto Juventude Cidadã, que promove a integração entre os jovens e os engaja em atividades sociais, sendo objetivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano – IDSB, realizou com sucesso a primeira gincana entre os jovens que participam da iniciativa no município de Guanambi. A alegria tomou contra da Praça Manoel Novaes. “Praça do Feijão”, na sexta-feira dia 04, e as equipes “Incansáveis” – de cor Laranja; “Guerreiros do Sucesso” – vermelhos; e “Interligados “ – da equipe verde, coloriram o dia que começou calorento e ao fim da competição, o as nuvens abençoando o momento, deram como brinde um banho em todos.


Durante a realização da gincana os jovens cumpriram uma série de tarefas que envolvem arte, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e outras questões vinculadas ao projeto. Para o júri das provas da gincana do Juventude Cidadã em Guanambi, composto pela coordenadora do projeto, pela executora do projeto, e pelo vereador José Carlos Lélis “Latinha” a convite: “É o momento de integrar os jovens, promover momentos de descontração e também divulgar o projeto para a comunidade”. disseram.


Durante as atividades, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos serviços que prestaram à comunidade durante os três meses de realização do projeto. Uma das tarefas de voluntariado foi arrecadação de alimentos e brinquedos, que alcançaram cerca de mil quilos nas três equipes, e que serão entregues à Secretaria de Ação Social, para serem doadas às comunidades locais. A proposta da gincana de Guanambi foi Cidadania e Meio ambiente.


A alegria tomou conta da Praça do Feijão

.

A praça que já estava colorida com os brinquedos infláveis armados, a espera destes dias festivos, ficou ainda mais colorida na manhã e inicio de tarde do dia 04 dezembro, das 08:00 às 13:30 horas, as três equipes; laranja, vermelha e verde, se revezaram para armar suas barracas e apresentar uma melhor exposição de seus trabalhos. Às 09 horas enfim começara as tarefas da gincana, e logo no início cada uma delas criou um grito de paz.


Todas as tarefas fora importantes, mas uma delas pedia a criação de um panfleto com dicas de como economizar água, e escolhido pelos jurados será encaminhado a Secretaria de Meio-Ambiente e/ou a Embasa para possível aproveitamento em campanhas junto as escolas e comércio, como forma de mostrar a urgência do cuidado com a água. As 11:30 pausa pára um lanche, patrocinado pela organização.


Fora encenadas situações em que as pessoas deixaram de estudar e migraram para as grandes cidades a procura de emprego. E ensejou a pergunta: “O que é mais importante: escola ou trabalho?”. Interessante o desfile com roupas recicláveis, e ainda a apresentação sobre o “Maluco Beleza” onde cada equipe apresentou uma caracterização do cantor Raul Seixas, considerado um dos gênios da Música Popular Brasileira – MPB.


A última prova da gincana, o concurso de danças, em cada equipe apresentou um par caracterizado, em uma apresentação de dança de forró, até ai “São Pedro segurou as nuvens”, lembraram alguns em tom de humor, pois por volta das 13:00 horas, quando os jurados já começavam a soma da pontuação, uma forte chuva caiu na cidade, e as equipes que somaram mais de setenta alegres estudantes literalmente interpretaram o “dançando na chuva”, enquanto os jurados tiveram que recorre a um toldo abrigo nas proximidades, e somar os pontos.


A finalização com a entrega da premiação a Equipe Vermelha, que se destacou na organização e nas pontuações, foi festa total; ergueram o troféu e deram com grande eco o “grito de paz”. O segundo lugar coube a Equipe Laranja, que igualmente comemorou a medalha recebida, e por fim a Equipe Verde que ao receber a medalha o fez com a mesma alegria como se fosse a campeã: “Afinal estamos aqui para nos integrar, e mostrar a todos que somos uma juventude cidadã”, lembrou um dos líderes verde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão