Programa Saúde em Movimento chega a Caetité




Dona Teresinha Oliveira é aluna do programa Todos Pela Alfabetização (Topa). Ela não enxerga direito e o problema na visão foi mais um desafio que encontrou na hora de aprender a ler e escrever. Mas, com a chegada do programa Saúde em Movimento no município de Caetité, neste sábado (28), ela pôde fazer os exames oftalmológicos que tanto precisava e ainda recebeu um óculos.

“Eu não enxergava direito o dever que a professora colocava no quadro e aí eu tinha que sentar bem perto dele para poder copiar. Mas, agora com o óculos eu não vou mais precisar puxar a cadeira para frente; vou enxergar tudo e aprender muito mais”, comemorou.

Dona Teresinha é uma das 19 mil pessoas de Caetité e municípios vizinhos beneficiadas pelo Saúde em Movimento. O programa do governo estadual conta com uma equipe de 70 médicos que realizam exames e tratamentos oftalmológicos gratuitos, inclusive para os casos de cirurgias como a de cataratas. Dona Odete Nascimento fez o procedimento e se sente uma nova pessoa. "Na minha família várias pessoas ficaram cega. Quando eu soube que estava tendo o atendimento de graça, vim fazer. Antes eu enxergava tudo turvo e agora, enxergo bem", falou.

Até o dia 30 o projeto permanece na cidade. Depois, segue para Itiruçu. Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o programa Saúde em Movimento surgiu a partir de um levantamento feito durante a primeira etapa do Topa, quando ficou constatado que 80% dos estudantes precisavam de óculos para ler e escrever.

"Percebemos que as pessoas a partir de 40 anos precisavam usar óculos para ler. Então, para evitar que elas deixassem a sala de aula por conta da dificuldade de enxergar as atividades escritas no quadro, pensamos neste projeto. Ele atende gratuitamente esta população e as incentiva ainda mais a querer estudar", falou.

Até agora o Topa já alfabetizou 460 mil baianos e a meta, de acordo com o governador Jaques Wagner é, até 2010, ensinar a um milhão de pessoas a ler e escrever.

"Esse projeto vai incentivar não só aos alunos permanecerem na sala de aula, mas também a outras pessoas voltarem a estudar. Afinal, nunca é tarde para se reescrever sua história. Estou muito feliz de ver as pessoas saindo daqui com uma melhor autoestima, enxergando o mundo como ele realmente é", completou.

Outras obras

Em Caetité ainda foi inaugurado um posto do Sinebahia que reúne, em um só lugar, serviços de habilitação para o seguro desemprego, intermediação para o mercado de trabalho e capacitação profissional. O prédio ainda conta com uma agência do Credibaha que libera crédito de até R$ 10 mil para pequenos e micronegócios.

Para o governador Jaques Wagner, a chegada do Sine vai contribuir para o desenvolvimento regional. "Trouxemos o SineBahia em função da chegada da Bahia Mineração e implantamos o CrediBahia para estimular os pequenos empreendedores que estejam na cadeia produtiva da Bahia Mineração para fazer com que a região e seu entorno possa se desenvolver", afirmou.

Na cidade ainda foi anunciada a construção de uma escola com capacidade para atender 1.800 alunos, um investimento de R$ 1,4 milhão. Também foi assinado um convênio para a construção de uma unidade do posto de saúde da família que oferecerá atendimento médico e odontológico e remédios gratuitamente. Além disso, foi autorizada a implantação do sistema de abastecimento de água em cinco comunidades da zona rural. Durante visita à localidade, o governador Jaques Wagner permitiu a elaboração do convênio com as indústrias nucleares do Brasil. O objetivo do acordo é mapear as águas da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão