União, luta e ação da comunidade do distrito de Ceraíma



A comunidade de Ceraíma vem promovendo importantes debates sobre a realidade sócio-econômica do distrito que tem contado com a participação das entidades representativas e lideranças do distrito.

Ontem(22), aconteceu mais uma reunião com as presenças de Iziane Lima, Diretora do Colégio Municipal Colônia Agrícola; Toinho , Presidente da Associação dos Moradores do Núcleo; Cosme Nascimento, Diretor da Associação do Núcleo e Coordenador do Pólo Sindical da FETAG-BA; Zé de Doutor, Presidente da FETAG; Professor Estácio, representante da direção do IFE - Instituto Federal de Educação; Vereador e Administrador, José Carlos Lélis Costa (Latinha); Professora Ijânia; Toninho Lélis, funcionário da Codevasf; Tânia Ferreira , Coordenadora da UMC - União de Mulheres de Ceraíma; Bete Lima, Sindicalista e Diretora do STR de Guanambi;e representantes das associações da Vila, Beira da Barragem e de associações da zona rural.

O administrador Latinha fez uma palestra sobre a formação e a história do Arraial do Gentio e do Distrito de Ceraíma, a construção da barrragem e fez um diagnóstico sobre a realidade sócio-econômica do distrito, destacando as potencialiddaes, pontos de estrangulamento, oportunidades e ameaças. Fez também uma análise sobre a infraestrutura de Ceraíma, bem como a Adutora do Rio São Francisco e a recuperação do Rio São Francisco.

O principal objetivo das reuniões, que estão acontecendo todos os meses, é debater e refletir sobre o desenvolvimento sustentável do distrito destacando as reivindicações mais emeditas da comunidade e as luta para garantir a efetivação de um Projeto de Desenvolvimento do Distrito de Ceraíma.

Foram debatidos temas importantes como a solução do problema da seca e da falta de água na barragem, na qual o principal eixo é a construção da Adutora do Rio São Francisco; a construção de um colégio de nível médio no distrito, onde foi informado que a Codevasf já definiu pela doação do terreno; e a necessidade de agilização da doação do terreno pela Codevasf para a construção de moradias populares, através de projeto da FETAG-BA.

Neste sentido, a reunião definiu por formar uma Comissão de Negociação que encaminhará as reivindicações para os órgãos públicos com a seguinte composição: Iziane Lima, Toinho, Cosme Nascimento, José Carlos Lélis (Latinha), Tânia Ferreira e representante da Associação da Vila e da Beira da Barragem.

O principal convidado para a reunião foi a IFE - Instituto Federal de Educação, que foi representado pelo Professor Estácio, na qual fez uma análise da atuação do órgão na cidade e região, colocando a instiuição à disposição da comunidade de Ceraíma. Cosme Nascimento e Zé de Doutor levantaram a necessidade do IFE estabelecer uma parceria com a comunidade de ceraíma com o objetivo de realizar ações conjuntas visando o desenvolvimento sustrentável do distrito.

A reunião contou com as presenças de 65 lideranças da comunidade e a palavra de ordem é "União, Organização e Ação" em defesa do desenvolvimento sócio-econômico de Ceraíma.
Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog