Mutirão oftalmológico vai atender mais de 12 mil alfabetizandos do Topa





O município de Mortugaba vai ser palco de um mutirão oftalmológico para atender mais de 12 mil alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Parceria entre as secretarias da Educação (SEC) e da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o Centro Avançado de Oftalmologia, os atendimentos fazem parte do projeto Saúde em movimento e serão realizados deste sábado (24) até dois de novembro, no Centro Comunitário de Mortugaba, das 7 às 16h.

Os beneficiários devem portar o número do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado/Topa, documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que sejam feitas 900 consultas diárias e outros 58 procedimentos oftalmológicos, incluindo cirurgias eletivas, dentre elas catarata e presbiopia. Participam desta primeira ação 22 municípios da Bahia e 12.238 alfabetizandos.

Um levantamento realizado na primeira etapa do Topa apontou que a maioria dos alunos tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a média de rendimento familiar per capita dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.

O Saúde em movimento é um projeto do Governo do Estado, que pretende percorrer as microrregiões do Estado da Bahia, realizando atendimento aos alfabetizandos matriculados no Topa. Mais informações no (71) 3115-1361.

Lista dos municípios atendidos:

Microrregião
Caetité
Mortugaba
Caculé
Caetité
Jacaraci
Licínio de Almeida
Urandi
Pindaí
Lagoa real
Carinhanha
Igaporá
Tanque Novo
Guanambi
Iuiu
Candiba
Sebastião Laranjeiras
Malhada
Rio do Antônio


Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog