Mutirão de saúde beneficia moradores de Mortugaba




Fotos: Alberto Coutinho/Agecom



A ONG Voluntários do Sertão vem fazendo um importante trabalho social no sertão baiano e conta com o apoio do Governo do Estado. Em Mortugaba, no sudoeste baiano, e municípios vizinhos, a ONG atendeu 322 pessoas que fizeram a cirurgia de catarata.

O mutirão, iniciado na segunda-feira (21/09), terminou nesta sexta-feira (25/09) e também beneficiou os moradores com atendimentos em urologia, odontologia, clínica geral, pediatria, cardiologia e proctologia e cirurgias plásticas simples como a retirada de verrugas. Na área de urologia e proctologia foram feitos cerca de 150 procedimentos cirúrgicos - de hérnia e hemorróidas. No total foram atendidas aproximadamente mil pessoas durante a ação.

A recuperação total dos pacientes que se submeteram à cirurgia é de 24 a 48 horas. A rapidez só é possível por causa do método facoemulcificação, utilizado pelos médicos voluntários. No método, explica o coordenador dos Voluntários do Sertão, Luciano Goulart, o cirurgião utiliza um ultrassom para remover a catarata e não o laser. É utilizado uma pequena ponteira especial, cuja a ponta vibra entre 40 a 50 mil vezes por segundo, sugando o cristalino opaco e aspirando-o de dentro do olho. “Com esta técnica, não usamos sutura e evitamos que os pacientes retornem ao hospital para retirar os pontos. O método é eficiente e rápido, facilitando a recuperação. Em poucos minutos, o paciente volta a enxergar”, afirmou Goulart.

Apoio do governo

Para a realização do projeto foram cedidos equipamentos para montagem dos postos de atendimentos, disponibilizados insumos e medicamentos para a realização das cirurgias e também veículos para transporte dos pacientes. “Com este apoio foi possível a ampliação do projeto desenvolvido. A ação atende a diversas pessoas de municípios diferentes. Os pacientes são bem assistidos. Por causa deste bom resultado é que o governo estar dando o apoio necessário à ONG”, disse o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Além dos atendimentos médicos e odontológicos estão sendo feitos cortes de cabelos e realizadas palestras sobre planejamento familiar, alcoolismo, DST e escovação de dentes, distribuídos kits de multimistura, kits de xampu com condicionador, kits de higiene oral, óculos de grau e medicamentos prescritos para os pacientes atendidos.

Mais de 16 mil atendidos

A ONG Voluntários do Sertão tem mais de 350 voluntários, entre médicos, cirurgiões, dentistas, enfermeiros, psicólogos, cabeleireiros, pilotos, motoristas, cozinheiros, auxiliares administrativos e populares, que oferecem seus serviços à comunidade da região.

O projeto é organizado pela Associação Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto, presidida pelo empresário Doriedson Pereira. Iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas. Em 2008 foram realizados 16.165 atendimentos, entre consultas médicas, cirurgias, cortes de cabelo, palestras, distribuição de medicamentos e óculos, beneficiando a população de 20 cidades do sertão da Bahia, entre elas, Condeúba, Cordeiros e Alegre.


Share:

Nenhum comentário:

Acesse e Leia!

Seguidores

Mais Vistos da Semana

Arquivo do blog

Arquivo do blog