Ações da Secretaria do Trabalho promovem aumento de empregos




Mais de 53 mil trabalhadores qualificados e 122.740 novos postos de trabalho criados na Bahia entre 2007 e junho de 2009. A valorização do trabalho e o fomento à qualificação profissional são os dois principais destaques apontados pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos, do bom desempenho da pasta nos últimos 30 meses.

Em reunião de avaliação de desempenho da Setre, o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, citou a recente pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), que registra a criação de 11 mil novos empregos com carteira assinada em agosto. “Isso demonstra a política acertada do Governo da Bahia, principalmente, por se tratar de um recorde, mesmo em um período de crise”.

Vasconcelos apresentou o Programa Bahia do Trabalho Decente, cujo comitê gestor é integrado por 27 instituições dos governos estadual e federal e da sociedade civil, entre empregados e empregadores. O grupo se reúne mensalmente para discutir ações voltadas para a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, segurança e saúde do trabalhador, promoção da igualdade, serviço público, juventude, trabalho doméstico e biocombustíveis.

Como uma das prioridades da Agenda do Trabalho Decente, ações específicas para promover a qualificação dos jovens baianos alcançaram resultados significativos. Apenas em 2009, foram 6.987 jovens capacitados pelo Programa Juventude Cidadã e 12 mil pelo programa Trilha.

Para a expansão do microcrédito, o Programa CrediBahia financiou 29.576 contratos no valor de R$ 42,4 milhões desde janeiro de 2007. No período, foram 41 postos inaugurados, somando 162 espalhados em 161 municípios.

A Bahia teve o serviço de intermediação de mão de obra do Estado reestruturado - o Sine foi transformado na Rede Sinebahia, com a implantação de uma central de captação de vagas e de serviços de consultoria e psicologia integrados, além de cursos de redação, informática, matemática básica para a requalificação dos candidatos não selecionados.

Hoje, são 119 unidades informatizadas distribuídas em 105 municípios. “A unidade modelo, criada em 2008 para atender 800 pessoas, ultrapassou a meta. O número de pessoas atendidas por mês saiu de 189, em 2006, para 1.454, em Salvador, e de 3.410 para 4.979 na Bahia”, informou o secretário Vasconcelos. Somente em agosto, o serviço colocou 6.400 pessoas no mercado de trabalho formal.

Economia Solidária

Outra inovação do Governo do Estado foi tratar a Economia Solidária como uma política de gestão. O Programa Bahia Solidária foi produzido a partir de uma idéia do próprio governador para abordar a relação de trabalho por meio do associativismo e do cooperativismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão