Segurança Pública:Concursados há mais de 10 anos pela SSP serão convocados





Para atender a demanda dos municípios baianos, foram nomeados, nesta sexta-feira (18), pelo governador Jaques Wagner, 40 delegados de polícia que fizeram concurso em 2000. A posse está prevista para a próxima semana, quando também devem ser convocados mais 80 policiais civis, sendo 40 escrivães e 40 agentes, aprovados em concurso de 1997. O curso de formação dos policiais e delegados, iniciado no ano passado, foi concluído este ano.

Segundo o secretário de Segurança Pública, César Nunes, 40 equipes compostas por delegado, agente e escrivão serão formadas para o interior. Ele explica que, a depender da demanda, um delegado pode administrar até três cidades, totalizando atendimento de até 120 municípios baianos. “Havia a necessidade de recompor a Segurança Pública no interior do estado e é isso que o Governo do Estado está fazendo agora. Todo efetivo reforçará e muito a segurança”, afirmou.

Ações de segurança

Desde 2007, as ações de segurança e a valorização dos policiais têm sido intensificadas em toda a Bahia. A qualificação de policiais, estruturação das delegacias, compra de equipamentos são algumas destas medidas.

Para a Polícia Civil, houve o destravamento das carreiras, valorizando o servidor. Entre os benefícios para a categoria estão a incorporação e revisão de gratificações com recuperação progressiva dos salários, reajustes lineares gerais para assegurar ganhos acima da inflação e a garantia de que nenhum vencimento básico ficará abaixo do salário mínimo.

No início do ano, a categoria teve um reajuste linear de 5,9% e ajustes destinados a manter a paridade com o salário mínimo. A Lei Orgânica da Polícia Civil foi sancionada após 30 anos, trazendo conquistas inéditas e viabilizando a nova estrutura proposta.

Com a lei, haverá um reenquadramento de todas as carreiras da polícia civil. Quanto à estrutura, em um prazo de 45 dias, serão entregues à Polícia Civil mais dois mil coletes a prova de bala, 450 pistolas ponto 40, 50 carabinas ponto 40 e dois fuzis para tiro de precisão para uso em operações especiais por atiradores de elite.

Na área de Recursos Humanos, a Polícia Civil da Bahia vai promover cinco cursos de aperfeiçoamento para delegados, agentes e escrivães, financiados com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Os cursos nas áreas de Inteligência, Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Gestão e Primeiros Socorros já foram licitados junto a empresas especializadas.

PM já conta com mais 3,2 mil novos policiais

A Polícia Militar também tem recebido atenção especial do Governo do Estado. No total são mais cerca de 6,4 mil concursados, sendo que 3,2 mil já estão trabalhando. Policiais que exercem a função de condutores de viaturas estão fazendo curso para condutores de veículos de emergência por meio Escola Pública de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Cerca de 18 mil policiais participam de cursos de formação oferecidos gratuitamente pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) e recebem um auxílio mensal de R$ 400 do Bolsa Formação, do Pronasci, que já destinou mais de R$ 126 milhões para o estado baiano.

Para reforçar a segurança dos policiais baianos cerca de quatro mil novos coletes a prova de bala foram adquiridos pelo governo estadual. Outra ação que deve reforçar a segurança no estado, principalmente em Salvador e Região Metropolitana, será a instalação de 25 câmeras de vigilância para o monitoramento dos pontos mais violentos da cidade.

A modernização das instituições de Segurança Pública incluiu a compra de armas não-letais, no inicio do ano, como as 200 pistolas Taser M-26. Serão também adquiridas mais armas letais e viaturas.

A iniciativa vai proporcionar aos policiais civis e militares maior segurança no exercício de suas atividades. Serão adquiridos equipamentos de segurança para reprimir ações de violência nos estabelecimentos penais, como Raio-X, pórticos detectores de metal e detectores de metal portáteis. A polícia contará também com o Laboratório Tecnológico contra a Lavagem de Dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão