Meio milhão de cubanos comparecem ao show de Juanes em Havana



Meio milhão de cubanos comparecem a polêmico show de Juanes em Havana

Colombiano que mora em Miami nega aspecto político de apresentação.Show pela Paz traz outros 14 artistas, entre eles Orishas e Van Van.


Da France Presse


Mais de 500 mil cubanos se reuniram neste domingo (20) na Praça da Revolução em Havana para assistir ao "Show pela Paz" do cantor colombiano Juanes, que provocou a ira dos anticastristas exilados nos Estados Unidos.

Presidente venezuelano Hugo Chávez não poupou elogios ao evento (Foto: Enrique de La Osa/Reuters)

Vestida de branco, como pedira o autor da música "La Camisa Negra", a multidão se amontoou desde cedo perto do gigantesco palco, desafiando um calor de mais de 30º C. O show, que começou às 15h de Brasília, está sendo transmitido ao vivo nos Estados Unidos e por diversos países da América Latina e da Europa.

Cantor recebeu ameaças de morte e seus discos foram quebrados a golpes de martelo em Miami

Show da Paz terá também apresentações de 14 outros artistas, entre eles o espanhol Miguel Bosé, o italiano Jovanotti e as bandas cubanas Orishas e Van Van (Foto: Adalberto Roque/AFP)
Cerca de 200 jornalistas viajaram à ilha comunista para cobrir o evento, o segundo "Show pela Paz" depois do que foi organizado no ano passado na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela.
A iniciativa suscitou a ira de muitos exilados cubanos em Miami (Flórida, sudeste dos EUA), feudo do anticastrismo, onde moram Juanes e sua família. O cantor recebeu ameaças de morte, e seus discos foram quebrados a golpes de martelo.

O colombiano de 37 anos garantiu que o show "não tem nada a ver" com a política.
"Estou seguro de que este tipo de intercâmbio cultural não afeta as relações entre Estados Unidos e Cuba", declarou, por sua vez, o presidente americano, Barack Obama, ao canal de TV em espanhol Univision.

Porém, ressaltou Obama, "não se deve exagerar a importância" deste tipo de evento nas relações entre Washington e Havana, que melhoraram um pouco desde a chegada do atual presidente ao poder.

O dirigente venezuelano Hugo Chávez não poupou elogios ao evento, que qualificou de "maravilhoso".

Além de Juanes, tocam no "Show pela Paz" de Havana 14 outros artistas, entre eles o espanhol Miguel Bosé, o italiano Jovanotti e as bandas cubanas Orishas e Van Van.

Fonte: Globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão