Guanambi será um Pólo do Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB

A Diretora da DIREC-30, Helena Amaral, coordenará a implantação do UAB em Guanambi

A Secretaria da Educação da Bahia – SEC, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, está apoiando o Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas da educação superior no Estado. Esse é um programa criado pelo Governo Federal para democratizar o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade, como um caminho para o atendimento de demandas educacionais urgentes, dentre as quais a necessidade de formação inicial de professores.


O Programa UAB será implantado em Guanambi no Colégio Modelo, através da coordenação da Professora Helena Amaral, Diretora da DIREC-30 .

A UAB representa uma das mais significativas possibilidades para a democratização da educação superior no País. O processo teve início em 2005 quando o Ministério da Educação - MEC criou, na esfera do Fórum das Estatais pela Educação,uma base para articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância - EAD, em caráter experimental, com o intuito de desenvolver ações, programas, projetos e atividades pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação da oferta do ensino superior a milhares de professores do Brasil.

O IAT (Instituto Anísio Teixeira) se insere no programa através dos Pólos de Apoio Presencial, que são fundamentais para o funcionamento da UAB. O Instituto é responsável pelo funcionamento dos pólos estaduais da Bahia, oferecendo infra-estrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos.

Entre os principais objetivos da UAB estão a oferta de cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica, cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios e cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento. Além disso, a UAB objetiva ampliar o acesso à educação superior pública e reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do País. Pretende também estabelecer amplo sistema nacional de educação superior à distância e fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como para a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias da informação e comunicação.

Fonte: Ascom da Secretaria Estadual de educação/DIREC-30


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão