Filiação: O Brasil tem pressa. Temos de agir, reafirma Protógenes

Foi com sabor de lançamento de candidatura que aconteceu em São Paulo nesta segunda (7), Dia da Independência, o ato público de filiação de Protógenes Queiroz ao PCdoB. Mais de 500 pessoas lotaram o auditório da Unip para saudá-lo. Ainda não há definição sobre a que cargo concorrerá, mas ele deixou claro que quer unir diversos setores da sociedade para enfrentar as questões que julga serem as mais graves no país: a corrupção e a desigualdade social. “O Brasil tem pressa. Temos de agir”, disse.

Priscila Lobregatte
Protógenes Queiroz - ato de filiação - 07/09/09

Protógenes comemora novo passo

No final do ato, o delegado mais uma vez recebeu a visita de um agente da justiça. Desta vez o funcionário, que preferiu não se identificar, entregou-lhe uma queixa-crime movida pelo atual ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, devido à entrevista dada por Protógenes à revista Caros Amigos em dezembro do ano passado. Naquela edição, o delegado dizia que Stephanes, quando presidente do Banestado do Paraná, teria usado cheque pessoal para pagar fiança (de R$ 500 mil) de Vitor Hugo Nunes, envolvido com lavagem de dinheiro.

“Falei verdades consubstanciadas em provas”, explicou o delegado afastado da PF. E completou dizendo que “os sucessivos os atos de constrangimento têm se intensificado; isso demonstra a intenção desses setores que são minoritários na República. Mas no momento certo, a população vai dar a resposta que essa gente merece; 2010 está chegando”, declarou. Na semana passada, em coletiva de imprensa, Protógenes foi notificado a respeito de reabertura de processo administrativo movido a partir de ação de Paulo Maluf.

Protógenes disse ainda que “está cada vez mais estreito o meu espaço como agente público dentro da Polícia Federal” e que “meu caminho agora é o da vida político-partidária brasileira”. Questionado sobre o foro privilegiado que teria caso se candidate e vença as eleições para o parlamento, declarou: “não sou bandido, sou contra a imunidade parlamentar. Quando serve para proteger contra qualquer ação judicial, não é imunidade, mas impunidade parlamentar”. Ele disse ainda que hoje muitos quadros da Polícia Federal seguem seu caminho. “Diria que 99,9% dos colegas da PF estão imbuídos desse mesmo espírito, haja vista que o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Cláudio Avelar, também se filiou ao PCdoB”.

“Comunista, graças a Deus”

Falando ao público ainda durante o ato, Protógenes Queiroz brincou: “sou comunista, graças a Deus”. E ressaltou o papel do vereador Jamil Murad em sua decisão de se filiar. “Ele plantou essa semente”, contou. Lembrando ter participado do Grito dos Excluídos, durante a manhã, o delegado declarou que “neste dia 7 de setembro, quero começar meu trabalho para incluir os excluídos juntamente com o PCdoB e diversos setores da sociedade”.

Ao lado de representantes da maçonaria, de católicos e de ateus, o delegado defendeu “amplas alianças” para transformar estruturalmente o país. “O problema é que hoje os recursos não chegam a quem realmente precisa. Estou aqui hoje como quem responde ao chamado daquela música que diz: ‘foram me chamar, eu estou aqui o que é que há’”, colocou, lembrando da canção de Dona Ivone Lara. E parafraseou: “vocês me avisaram para pisar nesse chão político devagarinho”.

Lembrando os pontos de convergência entre os comunistas e a atual gestão federal, Protógenes disse que o “PCdoB cumpre seu papel ao apresentar um projeto de nação ao presidente Lula”. E ressaltou que “a proposta que o presidente encaminhou para o Congresso Nacional sobre o pré-sal consta em resolução do Comitê Central do PCdoB”.

O programa e nada mais


Renato Rabelo, presidente do PCdoB, contou como foi o processo de cerca de três meses que resultou na filiação de Protógenes. “Conversamos abertamente e apresentamos o nosso programa (socialista), não mais do que isso”. Para o dirigente, a “existência do PCdoB é uma exigência histórica”. Ele enfatizou que “não somos uma legenda de ocasião, de eleição, mas um partido que se dedica permanentemente à luta dos trabalhadores, do povo e da nação. Este encontro demonstra a responsabilidade mútua que tanto o partido quanto Protógenes têm com o projeto que defendemos”.

Para Rabelo, o delegado demonstrou que “é uma liderança de ideias, comprometido com o nosso país”. Ele criticou ainda o que julga ser um dos principais problemas do Brasil: “precisamos renovar nossas instituições porque ainda há partes podres, setores antidemocráticos e precisamos limpá-las. Foi isso que Protógenes começou a fazer com seu trabalho na Polícia Federal, uma luta contra os colarinhos-brancos, gente que acumula riqueza à custa da exploração dos demais, da especulação”.

Segundo o dirigente, “Lula iniciou um projeto nacional, mas ainda há obstáculos a serem superados”. Por isso, explicou que “2010 é uma espécie de encruzilhada em que ou o país avança continuando no caminho das mudanças, ou esse ciclo poderá ser interrompido”. Rabelo defendeu a “união de forças avançadas comprometidas com esse projeto” e disse que Protógenes “tem inserção em setores diferenciados da sociedade”. Por fim, colocou que “sua entrada nas fileiras do PCdoB nos fortalece e nos incentiva. Vamos juntos mudar o Brasil”.

Também saudaram a filiação de Protógenes Queiroz a presidente do PCdoB-SP, Nádia Campeão; o ministro do Esporte, Orlando Silva; o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG); os deputados estaduais Álvaro Gomes (PCdoB-BA) e Pedro Bigardi (PCdoB-SP); o vereador Jamil Murad, o presidente da UNE, Augusto Chagas; o vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo, Sérgio Roque e Benedito Marques, da Maçonaria Unida por São Paulo, entre outros.

De São Paulo,
Priscila Lobregatte

Comentários

João Roberto disse…
Se existe um agente do estado que teve a sua vida sob devassa foi o então delegado Federal na época, Protógenes Queiroz. Ele teve a coragem que faltou em muitos outros colegas, de enfrentar forças obscuras da republica, gente que tinha raízes fincadas em todos os setores do Estado há muito tempo, embora tivesse toda autonomia de trabalho e liberdade, infelizmente o nobre delegado foi perseguido por pseudo juízes, que têm em sua historia o avesso à Justiça, sendo meros Juristas, apenas aplicadores da Lei e não da Justiça Plena.
O nobre agora Delegado afastado procurou um partido que tem na sua Historia a Luta contra as mazelas sociais e a desigualdade, tendo a própria historia a capacidade de agraciar o PC do B como um partido que serve a população e ao país, não se rendendo a subserviência de terceiros, um partido que foi feito com lagrimas de sangue e que foi fruto de sonhos de um povo, povo este que acolhe de braços abertos mais um cidadão brasileiro sedento por Justiça.
Victor Babu disse…
Caro latinha venho aqui corrigir um erro. Claudio Avelar e na verdade presidente do SINDIPOL/DF PRESIDENTE DO SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS NO DJISTRITO FEDERAL. Obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão