Prorrogado prazo de matrícula para o Topa


A Secretaria Estadual da Educação (SEC) prorrogou para 30 de setembro o prazo para a realização da matrícula para a terceira etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa).

Com meta de alfabetizar, até 2010, um milhão de baianos a partir de 15 anos, o programa trabalha com a alfabetização sob a concepção de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade.

Na primeira etapa, em 2007, foram alfabetizadas 171 mil pessoas. Atualmente, o Topa conta com 351 mil alfabetizandos em sala de aula. O objetivo é matricular 300 mil baianos para a terceira etapa. Os interessados devem se dirigir à sede das diretorias regionais de Educação (Direcs) ou às secretarias municipais de Educação.

Já as entidades dos movimentos sociais e sindical que desejam aderir ao programa devem procurar as Direcs. Em sua segunda edição, o Topa esteve presente em 415 municípios, contou com a parceria de 441 entidades, entre sindicatos, organizações não-governamentais (ONGs), associações de bairro e outras organizações, e com a adesão de 358 prefeituras.

Mas a meta é atender aos 417 municípios da Bahia. Os que ainda não aderiram devem procurar a coordenação do Topa na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sala 402.

O programa prevê o cumprimento de oito meses de atividades de sala de aula, considerando as realidades locais, as especificidades territoriais e as populações atendidas (pescadores, agricultores, barraqueiros, marisqueiros, remanescentes de quilombolas, dentre outras), traduzidas pela sazonalidade, gerando calendários específicos nas localidades atendidas.

Continuidade dos estudos

Além de promover uma educação de qualidade para a população, o Topa trabalha para garantir aos alfabetizandos a continuidade dos estudos, seja nos cursos de educação de jovens e adultos ou regulares, fundamentais na formação educacional de todo indivíduo.

Este ano, a atenção dos organizadores do programa está voltada especialmente para as entidades de pescadores, quilombolas e comunidade carcerária e indígena.

Para garantir a qualidade do Topa, está sendo realizada, no início de cada etapa, uma atividade de formação inicial e continuada para os alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Voltar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão