Juventude Cidadã vai qualificar mais 4.000 jovens para o trabalho

Começa nesta terça-feira (1º) a 4ª etapa do Projeto Juventude Cidadã, voltado para jovens entre 16 e 24 anos, estudantes da rede pública, cursando o ensino médio ou que tenham concluído o 2º grau. Na Bahia, o projeto implementado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) já certificou 6.987 jovens de família com renda per capita de até meio salário mínimo, sem vinculo empregatício anterior e durante o projeto, e que não havia participado de outros programas nacionais de estímulo ao primeiro emprego criados pelo Governo Federal.

Nesta 4ª etapa do Juventude Cidadã foram oferecidas 4.000 vagas para os cursos de construção civil, turismo, instalação elétrica, telemática, soldador, caldeireiro, administração, meio-ambiente e alimentação. As 400 horas de atividades são divididas em quatro módulos: Cidadania e Direitos Humanos (100 horas); Qualificação Profissional (200 horas); Orientação para o Serviço Civil Voluntário (25 horas); e preparação para inserção no mundo do trabalho (75 horas), que corresponde às oficinas.

Cursos e vagas

No interior, as vagas foram espalhadas por Territórios de Identidade: Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Remanso (Sertão São Francisco); Luis Eduardo Magalhães (Oeste Baiano); Ilhéus e Itabuna (Litoral Sul); Guanambi, Brumado e Caetité (Sertão Produtivo); Itaberaba (Piemonte do Paraguaçu); Jacobina e Pintadas (Piemonte da Diamantina); Pojuca e Alagoinhas (Agreste de Alagoinhas-Litoral Norte); Feira de Santana (Portal do Sertão); Barra do Choça (Vitória da Conquista); Jequié (Médio Rio das Contas); Correntina (Bacia Rio Corrente); Paulo Afonso (Itaparica); Amargosa (Vale do Jequiriçá); Muritiba, Cruz das Almas e Maragogipe (Recôncavo); e Camaçari, Candeias e Simões Filho (Região Metropolitana).

Para ter direito ao certificado de conclusão do Juventude Cidadã, o jovem deve participar de 75% das horas de qualificação social e profissional, além de continuar freqüentando regularmente a escola. O programa tem como parceiros as prefeituras municipais e as entidades executoras que realizam as ações de qualificação social e profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão