Política


PCdoB-BA debate gestão municipal e eleição 2010 com prefeitos e vices

Debater as ações das gestões municipais que tem à frente o PCdoB, discutir o projeto eleitoral do partido para as eleições de 2010 e planejar a participação dos gestores no processo de construção do 12º Congresso do PCdoB foram os objetivos centrais do “Encontro de Prefeitos, Prefeitas e Vices do PCdoB”, promovido pela direção estadual do partido na segunda-feira (20/07), em Salvador. “Um bom desempenho da gestão e a ação dos parlamentares junto ao Governo Federal e Estadual em apoio as iniciativas dos gestores municipais é o melhor caminho para a consolidação dos núcleos políticos municipais, ressaltou o presidente do PCdoB/BA, Péricles de Souza.

Participaram do evento prefeitos e vices


Participaram do encontro os prefeitos de Juazeiro, São Sebastião do Passé, Gandu, Urandi, Capela do Alto Alegre, Heliópolis, Correntina e Brejões; os vices de Seabra, Palma de Monte Alto e Jussari; além de vereadores e secretários municipais, o secretariado estadual, o deputado estadual Álvaro Gomes e os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida. “O fortalecimento das bases municipais é fundamental para avançarmos no processo político”, opinou o gestor de Juazeiro, Isaac Carvalho. “É preciso articular todos os gestores municipais, vereadores e aqueles que assumem secretarias e diretorias para que a gente possa socializar as experiências positivas e acertar na gestão pública”, endossou a prefeita de São sebastião do Passe, Tânia Portugal, apoiada pela gestora de Gandu, Drª Irisma. “Precisamos interagir para um melhor planejamento e gerenciamento”, afirmou

O foco na política municipal e em gestões municipais vitoriosas foi associado a avanços eleitorais do PCdoB. “Os municípios funcionam como trincheiras políticas da luta que o partido trava em defesa do desenvolvimento e que terminam se transformando também em importantes trincheiras eleitorais”, observou Péricles de Souza.

No Encontro foi apresentado ao gestores várias iniciativas para subsidiar as ações dos prefeitos e prefeitas do PCdoB entre as quais o apoio técnico do Instituto Mundus, que reúne profissionais qualificados e com experiência em gestão . “O Instituto tem condições disponibilizar uma assistência político administrativa às gestões municipais. É uma ferramenta à disposição dos prefeitos e prefeitas na busca por cidades mais humanas, participativas e sustentáveis”, destacou o vice-presidente executivo do Instituto, Luiz Gavazza.

Eleições 2010

O fortalecimento dos núcleos políticos municipais, em parceria com a articulação dos parlamentares junto ao Governo Federal, foi apontada como fundamental para a disputa eleitoral. “Estar nas prefeituras significa também fortalecer as possibilidades eleitorais para renovação e ampliação dos nossos mandatos em 2010”, defendeu o líder da bancada federal do PCdoB, deputado Daniel Almeida. A reeleição de Daniel Almeida e da deputada Alice Portugal, acrescidas da candidatura do deputado estadual Edson Pimenta a uma terceira cadeira na Câmara Federal, despontam como estratégia de fortalecimento do PCdoB em escala nacional. “No Brasil, os partidos são qualificados em função do seu tamanho na Bancada Federal; e a nossa, hoje, está aquém da força real do partido”, constatou Péricles de Souza.

Em escala estadual, a estimativa da legenda é lançar uma chapa ampla com 55 a 60 candidatos e candidatas à Assembléia Legislativa, afora a pretensão de renovar os mandatos de Álvaro Gomes e Javier Alfaya. “A chapa numerosa é decisiva para a eleição dos três federais, além de expressar o crescimento partidário, especialmente no interior do estado”, explica Souza. “A nossa bancada federal e estadual, sem dúvida, dão contribuição decisiva para a manutenção do partido no cenário político local e nacional”, enfatizou a deputada federal Alice Portugal.

Fiel ao projeto de reeleição de Jaques Wagner, o partido ainda almeja uma das vagas ao Senado na chapa majoritária e já apresentou nome do porte do diretor-presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, Haroldo Lima. “O programa político para 2010 é baseado na compreensão da derrota do projeto neoliberal e o início de um ciclo político muito mais influenciado e até dirigido por núcleos populares, e no qual o PCdoB se insere com o diferencial de representar uma esquerda que luta por mudanças mais profundas, dentro de um projeto de desenvolvimento econômico e social que reforce o Brasil enquanto nação soberana, democrática e próspera”, pontuou Péricles de Souza.

De Salvador,
Camila Jasmin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão