Economia e Política

Bradesco: recessão acabou em abril
PIB crescerá 5%. Bye-bye Serra 2010 (*)

Damagogo é quem canaliza um rio que existe

. O Departamento de Economia do Bradesco, dirigido por Octavio de Barros, considera que a recessão no Brasil começou em outubro e acabou em abril deste ano.
. No segundo semestre de 2009, a economia crescerá, em termos anuais, 4%.
. E em 2010, quando houver a eleição em que Lula fará o sucessor, a economia crescerá 5%
. Atenção, amigo navegante: 5%.
. Paulo Henrique Amorim
. Leia trechos da introdução do estudo do Bradesco, recém divulgado na internet:

Destaque Depec – Bradesco
Número 77 – 30 de Julho de 2009
Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

Indicador Bradesco de Atividade Econômica (IBAE) mostra quea recessão no Brasil durou de outubro do ano passado a abril deste ano.
Seguindo a mesma metodologia utilizada peloFederal Reserve de Chicago, que divulgamensalmente o chamado CFNAI – Chicago FedNational Activity Index –, o Bradesco calculamensalmente, desde setembro de 2008, umtermômetro da economia brasileira que antecipaa tendência do PIB. O indicador, chamado deIndicador Bradesco de Atividade Econômica(IBAE), é calculado a partir de 63 variáveisdivulgadas ao longo do mês, capturadas juntoa pesquisas internas do Depec-Bradesco,bem como a partir dos dados tradicionalmentedivulgados, como produção de automóveis,consumo de energia, concessões de crédito, entretantas outras.

A evolução deste indicador permiteidentificar claramente os ciclos econômicos deexpansão e retração no Brasil desde 1996.A Fundação Getúlio Vargas divulgou recentemente,nos moldes calculados pelo NBER1 nos EUA, asdatas dos ciclos econômicos no Brasil, pontuandoos períodos de recessão desde longa data. Apartir do cálculo do IBAE – que captura os ciclosda economia brasileira2 – comparamos esseindicador de atividade econômica com os períodosdatados pela FGV. Com isso, o IBAE que apontouo início da recessão em outubro do ano passado,já mostra o fim deste período recessivo no últimomês de abril. Esse resultado era amplamenteprevisível, dada nossa aposta, desde o início,de que o Brasil, e alguns emergentes em geral,sairiam antes da crise, como forças motorasdo crescimento, baseados em seus grandesmercados domésticos.…
Os dados mais recentes, de junho, confirmam atrajetória de recuperação da economia brasileira,destacando o Brasil como uma das primeiraseconomias no mundo a sair da recessão. O IBAEreforça nossa aposta de um crescimento robustodo País neste segundo semestre do ano, ao redorde 4% em termos anualizados. Mesmo com estarecuperação, é muito provável que o PIB brasileiroem 2009 registre uma queda em torno de 0,5%.Entretanto, se nossa trajetória de recuperaçãoestiver correta, o ano de 2010 deve mostrarcrescimento de 4,9%.

(*) “O demagogo é quem consegue canalizar um rio que já existe. Numa terra em que não há água, ele fura em vão.” Essa frase de Aldous Huxley aparece no livro “The Nazis – A Warning from History”, do documentrista da BBC, Laurence Rees. Ela aparece no capitulo – Helped into Power” (a ajuda que Hitler recebeu para chegar ao poder), que trata das condições econômicas – miseráveis – que ajudaram Hitler a chegar ao poder. Aqui, no caso, a comparação apropriada é com Putin … PHA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão