Eleição

Líder do PCdoB quer prioridade para mudanças da lesgilação eleitoral

Daniel Almeida - Líder do PCdoB

A aprovação de uma proposta de reforma eleitoral democrática, que regularize o uso da propaganda, assegure a ampliação da participação feminina e regulamente, de forma precisa, as normas gerais que regerão o processo, é o objetivo do Grupo de Trabalho da Câmara Federal, sob a coordenação do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA).

Na quinta-feira (18/06), o GT, em consenso, formalizou o texto de apresentação da proposta, e a meta é que a nova Legislação possa entrar em vigor já nas próximas eleições. “É fundamental que se faça isso antes das eleições; mesmo porque, se o Congresso não o fizer, caberá à Justiça Eleitoral atribuições que não lhe são peculiares e que, por isso mesmo, nem sempre seguem a forma adequada para fortalecer a igualdade e o equilíbrio da disputa”, observou o líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA).

O texto agora segue para apreciação e votação na Câmara. “Esperamos aprovar em caráter de urgência para dar prioridade à tramitação”, adiantou Almeida. A expectativa é que, em agosto, seja avaliado pelo Senado, para que os deputados tenham o mês de setembro para nova votação na Casa.

Propaganda

A proposta estabelece normas mais precisas sobre a propaganda para a campanha eleitoral tanto em televisão e rádio, como na propaganda de rua, como a utilização de carros de som, pichação e colagem de material de divulgação. “Ainda existem muitas dúvidas, que permitem interpretações diferenciadas por parte dos juízes e termina por prejudicar certas candidaturas. A idéia da Reforma é justamente estabelecer uma definição uniforme”, explica Daniel Almeida.

Entre as novidades apresentadas no texto, a re-inclusão dos outdoors nas campanhas, reconhecendo-o como instrumento que pode ser utilizado sem desequilíbrio na disputa. “Trata-se de um grande instrumento de propaganda, especialmente nos grandes centros urbanos, e a sua distribuição permite com que a propaganda seja feito de forma igualitária e democrática”, defendeu o deputado baiano. Do lado oposto, a propaganda em muros, por vezes sinônimo de poluição visual e ambiental, passa a ter uma normatização mais incisiva, que proíbe a prática de aluguel de muros. “Além de ser agressivo ao meio ambiente, a pichação se transformou em negócio, já que é feita mediante remuneração econômica”, criticou o parlamentar.

Internet
A proposta busca regulamentar o processo eleitoral, assegurando espaço para a propaganda na internet, que é uma lacuna na legislação atual. “A cada dia, a internet se fortalece enquanto uma ferramenta de comunicação e informação importante, que não pode ser desconhecida ou ignorada no processo eleitoral”, opinou Almeida. Longe de ser unanimidade, a avaliação sobre o uso da internet na campanha foi adiada para a semana que vem. Entre os pontos conflitantes, o uso de blogs, Twitter, You Tube e Orkut.

Mulher
Um aspecto, em especial, que a Bancada do PCdoB na Câmara procurou levar em consideração foi quanto à participação da mulher nas esferas de poder. “O partido sempre teve uma presença muito intensa de mulheres na política, enquanto prefeitas, deputadas e nas lutas sociais. Historicamente, temos valorizado o espaço e a participação da mulher na política, na vida social e econômica”, ressaltou Daniel Almeida. De fato, a legenda comunista responde pela proporcionalmente maior representatividade feminina na Casa – numa bancada de 12 parlamentares, cinco são mulheres. O PCdoB, inclusive, é ferrenho defensor da aplicação, do percentual de no mínimo 30% de cotas relativas à representatividade feminina nas chapas eleitorais.

A definição de um percentual mínimo do Fundo Partidário direcionado à promoção da participação das mulheres nas eleições deverá ser previsto na nova legislação e se relaciona com o objetivo de se corrigir as atuais distorções de gênero nas instâncias municipais, estaduais e mesmo federais dos partidos. As representantes dos partidos discutem ainda o percentual a ser incluido na legislação e a proposta de 10% do Fundo Partidário, na proposta em discussão, não satisfaz. Está previsto ainda se estabelecer para as próximas eleições um mínimo de 20% do tempo de propaganda partidária, não eleitoral, com foco na ascensão do segmento.

Aspectos gerais
O documento prévio da proposta de Reforma Eleitoral ainda abarca a regulamentação da pré-campanha, abrindo precedentes para a convocação de entrevistas dos pré-candidatos, reuniões custeadas pelos partidos em recinto fechado e a realização de prévias partidárias antes mesmo do início da propaganda eleitoral. Também estabelece a obrigatoriedade do registro do programa de governo do candidato majoritário na Justiça Eleitoral; proíbe a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado de candidato e instrumentos de campanha no dia da eleição, mesmo que em locais privados; trata da prestação de contas e da quitação de dívidas e multas dos candidatos; permite a promoção de debates mediante a concordância de 2/3 dos partidos concorrentes; torna obrigatório o uso da linguagem de sinais ou do recurso da legenda para atingir deficientes auditivos; entre outros pontos.

“Ter um processo eleitoral com normas transparentes, e que valorize instrumentos modernos de comunicação, por si só já traz ganhos”, resumiu o líder do partido na Câmara Federal.

De Salvador,
Camila Jasmin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão