CPI da Petrobras: Movimentos protestam em SP nesta sexta

Ato é parte da campanha 'O petróleo tem que ser nosso'

Nesta sexta-feira (19), São Paulo se incorpora ao calendário de mobilizações que ocorrem em todo o país em defesa da soberania nacional e das riquezas do pré-sal e por um novo marco regulatório para o setor energético. A partir das 10h, entidades dos movimentos popular, sindical e estudantil se reúnem em frente à sede da Petrobrás, na avenida Paulista. A ideia é repudiar a tentativa de utilização eleitoral da CPI da Petrobrás.

''A mobilização servirá para conscientizar a sociedade sobre a importância da Petrobrás e dos perigos que a empresa corre com essa Comissão Parlamentar de Inquérito que a direita quer emplacar visando, única e exclusivamente, a eleição de 2010'', declarou o líder petroleiro Antonio Carlos Spis, membro da executiva nacional da CUT e da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).

A atividade faz parte da campanha ''O petróleo tem que ser nosso”. Mobilizações em defesa da Petrobrás já foram realizadas em diversas cidades, como Rio de Janeiro, Recife, Natal e Vitória. Spis avalia que a pressão popular será decisiva ''para garantir a mudança do marco regulatório e acabar de uma vez por todas com os leilões das bacias petrolíferas, que são verdadeiros bilhetes premiados entregues às multinacionais''.

Ele ressaltou que os leilões começaram quando o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) instituiu a Lei 9478 e permitiu às empresas estrangeiras explorarem as riquezas do Brasil. De acordo com Spis, ''agora, o interesse da direita na CPI é impedir que esse verdadeiro crime de lesa-pátria tenha fim e as imensas riquezas do pré-sal sejam utilizadas soberanamente no progresso da nação brasileira, em políticas sociais que garantam justiça e desenvolvimento''.

Fonte: Portal Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão