Projeto Juventude Cidadã qualifica mais de 1,5 mil jovens baianos

A primeira etapa do Projeto Juventude Cidadã, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Setre resultou num de 1,6 mil jovens da capital beneficiados com os cursos de formação social e profissional nas áreas de Telemática, Construção Civil, Administração, Madeira e Móveis, Meio Ambiente, Turismo, Vestuário e Transporte. “O sucesso do projeto está nas parcerias; desde as entidades executoras até os professores em sala de aula, passando pelas empresas que estão abrindo vagas para os jovens que buscam o primeiro emprego”, pontuou o secretário Nilton Vasconcelos.

Nilton Vascocelos durante o evento

Direcionado a jovens de baixa renda com idade entre 16 e 24 anos, o Projeto Juventude Cidadã integra as ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. “O diploma é um passo significativo na caminhada rumo ao mercado de trabalho”, destacou o governador do estado da Bahia, Jaques Wagner.

Neste sentido, o projeto, cuja proposta de inclusão abarca, ao menos, 30% dos jovens participantes, é complementado pelas ações do SineBahia – Serviço de Intermediação de Mão de Obra, que já encaminhou 300 deles para empresas locais; dos quais 21 foram efetivados.
“O Juventude Cidadã tem o marco de ser importante por garantir qualificação profissional e criar perspectivas ou mesmo assegurar o ingresso no mercado de trabalho”, elogiou o presidente do Cejuve, Juremar Oliveira. “Diferentemente das ‘políticas assistências’, que são importantes em resolvem problemas imediatos, a chamada ‘política emancipadora’ garante a ascensão social e perspectiva de transformação da vida dos jovens”, reforçou.
Novas parcerias
Na capital e no interior, o foco é o combate ao desemprego a partir da iniciação profissional e do acesso ao mercado de trabalho. A formação dos jovens inscritos no projeto conta com os módulos teóricos de Formação em Direitos Humanos e Cidadania, e Serviço Civil Voluntário. Os cursos profissionalizantes sãos nas áreas de Gestão em Agronegócios, Administração em Vendas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório e Telemarketing.

A meta da Setre é que, até o fim do ano, mais de 6,3 mil jovens sejam atendidos, em 59 municípios do interior.
De Salvador,Camila Jasmin, com informações da Ascom/Setre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão