Notícias do PT - Bahia

Santa Maria da Vitória e Carinhanha: encontros definiram prioridades

Política local, regional e nacional, prioridades de intervenção dos governos estadual e federal em suas localidades, crise econômica, alianças, estratégia eleitoral e a sucessão de 2010. Esses foram os temas comuns abordados na visita desse final de semana, 16 e 17, aos municípios de Santa Maria da Vitória e Carinhanha, dando seqüência aos encontros regionais promovidos, desde março desse ano, pela Executiva Estadual do partido.

A Executiva do PT já percorreu as regiões de Irecê, Extremo-Sul, Recôncavo e Vale do Jequiriçá, Juazeiro e Região Nordeste, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados, secretários municipais e dirigentes de órgãos dos governos federal e estadual filiados ao PT.
A agenda em Santa Maria da Vitória mobilizou lideranças do Oeste e Médio São Francisco, como as regiões de Bom Jesus da Lapa e Barreiras, e em Carinhanha reuniu petistas das regiões da Serra Geral, Caetité e Guanambi. Participaram os prefeitos Pe. Amário, de Santa Maria, e Bionor, do município de Wanderley, além dos vice-prefetos Hidelbrando, de Bom Jesus da Lapa, e Etiene, de Sítio do Mato, além dos deputados Professor Valdeci e Zezéu, entre outros filiados.

Segundo presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, a prioridade apontada foi a recuperação de estradas, além da discussão sobre a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Ufob, a seqüência do programa Água Para Todos na região e a implantação da Ferrovia Oeste-Leste, da qual se tem planejada uma audiência pública sobre licitação das obras nos próximos 15 dias.
“Debateu-se trechos viários como Santa Maria – Bom Jesus da Lapa, importante corredor de ligação e escoamento da produção do Serrado, de Correntina, Jaborandi e Cocos, além de corredor turístico de Brasília e Goiânia para ilhéus e Porto Seguro, Salvador e Nordeste – cuja licitação da obra será lançada nesse mês de maio”, explica o dirigente.
Outros trechos também foram discutidos, como Javi-Santa Maria da Vitória, já foi lançada licitação, e Serra do Ramalho-Carinhanha.
Jonas Paulo informou que a expectativa é que até o final do ano esteja implantada a Ufob e chamou a atenção para as obras do Água Para Todos: “São obras importantes como a adutora Muquém-Wanderlei e a adutora Santana, já inaugurada e ultimando a implantação de redes locais nas cinco cidades que abastecerá na região”.
Reunião ampliada e debates regionais – A partir do dia 06 de junho, dia em que acontece, em Salvador, reunião ampliada do Diretório Estadual com presidentes dos diretórios municipais, prefeitos e vices do PT, será deflagrado um processo de debates regionais com foco no projeto político estadual e federal. “O objetivo central é mobilizar a militância do PT, nosso maior patrimônio, para o grande embate de 2010, que é avançar com nosso projeto de mudança e impedir a volta do neo-liberalismo no Brasil e das oligarquias na Bahia”, diz Jonas Paulo.
Para tanto, o dirigente diz que o PT vai iniciar uma campanha de mídia interna para emular o debate, envolver a militância e afirmar o caráter coletivo do projeto político. “Essa é a marca do PT. Queremos qualificar o debate dos petistas para a eleição 2010”, afirma.
Ele informa que estes debates servirão também para avaliar os avanços do governo federal e a repercussão de suas ações na Bahia e, por esse motivo, serão precedidos de debates abertos com
aliados e a sociedade em cada região.

Fonte: PT Bahia

Comentários

Adm Café disse…
É incrivel enquanto Barreiras que ja possui um campi da UFBA e lutam pra que o mesmo se torne na UF do Oeste, os politicos Guanambienses nao tem interesse com o projeto de criaçao da UF da Serra Geral que esta nas ultimas comissoes. Ninguem importa, pede ou fortalece da vontade dos jovens dessa regiao em ter uma universidade forte e gratuita.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão