Péricles Carvalho toma posse na Câmara

Tomou posse esta semana o suplente de vereador Péricles Carvalho, que assume a vaga de Dr. Ruy Azevedo, licenciado pelo período de 60 dias para atividades particulares.

Pronunciamento do Vereador de Oposição, Péricles Carvalho (PMDB), na sessão da Câmara de Vereadores de Guanambi no dia 11.05.09

Aproveitando a oportunidade de retornar a esta casa, representando o povo de nossa terra, atendendo ao chamado da Câmara de Vereadores para substituir o colega de legenda, Vereador Ruy Azevedo, tenho a satisfação, e aproveito o momento, para expor as minhas idéias no campo político-administrativo atual.

Após e durante o meu primeiro mandato no período de 2000 a 2004, passei 4 anos estudando e concretizei o sonho de me tornar Administrador, me aprimorando, conseguindo, inclusive, o título de pós-graduado em GESTÃO EMPRESARIAL pela faculdade de Guanambi, ocasião em que conheci cientificamente os problemas organizacionais, que buscam ações que orientam o comportamento do administrador, para que tenha habilidade pessoal de resolver situações em qualquer organização, seja privado ou público, através das funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar.

Tive uma passagem muito curta ao lado da atual administração municipal, no período de 2005 a 2006, onde lutei pelos projetos voltados à melhoria de vida futura das pessoas, atuando no esporte, cultura e lazer, associando a educação projetos importantes que tinham como fator principal estimular crianças e adolescentes naquilo que tem de mais importante nessa faixa etária de vida que é a EDUCAÇÃO.

O mais importante foram os resultados, durante o período que estávamos à frente do referido projeto alunos que ameaçavam professores, pulavam o muro da escola, não assistiam aulas, etc, mudaram completamente de atitude, passaram a freqüentar as aulas, fazendo a tarefa em casa, como comprovamos pessoalmente muitas vezes em visita a essas famílias, conseguindo, senão extinguir, reduzir drasticamente a presença de crianças na rua nesse período.
Porém, e para infelicidade minha, pois considerava aquela iniciativa importante para a comunidade, não obtive o apoio desejado da atual administração e fui obrigado a afastar-me das atividades públicas municipais e retornei a função de técnico da CODEVASF. E hoje estou de volta e mesmo que seja por um curto período irei trabalhar em busca de fazer o que a população exige do legislador, que é fiscalizar, apresentar idéias, propostas e projetos que tragam benefícios a toda população.
Senhor Presidente, senhoras e senhores Vereadores, amigos e amigas presentes, ouvintes, durante os últimos quatro anos vimos a preocupação da atual administração em cumprir suas promessas de campanha, priorizando algumas secretarias em detrimento de outras, dando ênfase a obras tão somente, importantes na verdade, mas esquecendo-se dos problemas sociais da nossa comunidade e deixando de lado as pessoas mais humildes, justamente as que mais carecem do apoio público.

Portanto, nós Vereadores deveremos externar os outros problemas que existem na comunidade a atual administração, e buscar providências junto a mesma, como também oferecer sugestões, apresentando propostas, projetos e dizer “não”, quando necessário, ao executivo na hora exata, em projetos que venham prejudicar alguma classe. Essa é a nossa função, não só a da oposição, mas também de todos os Vereadores, legítimos representantes do povo.

Neste curto período irei apresentar propostas, projetos com o objetivo de chegar às mãos do executivo, caso seja aprovado por esta Casa, em áreas que como representante legal de nosso município vejo deficiências, como:
Economia municipal – Como andam os nossos empresários, os trabalhadores autônomos, os feirantes? Guanambi tem um número grande de costureiras de fundo de quintal que fabricam confecções de qualidade, nós “Poder Público Municipal” temos a OBRIGAÇÃO de ajudá-las, vamos fazer parceria com o SEBRAE para divulgar os nossos produtos mundo afora. Deveremos cuidar das empresas privadas, pois são elas quem geram emprego, são os trabalhadores autônomos que geram renda, esta casa tem o dever de protegê-los. (CASO CONAR, MINHA PROPOSTA DIVULGAR NOSSOS PRODUTOS AO COMÉRCIO LOCAL).

Agricultura – Tive a oportunidade de visitar o município de Barra do Choça, entrevistar o Prefeito à época, que juntamente com o governo do estado, conseguiu mudar o cenário rural daquele município. Implantou uma fábrica para industrializar pimenta, incentivou os agricultores a plantar flores entre outras medidas importantes. A nossa Secretaria tem a obrigação de trabalhar em busca de encontrar saídas para melhoria de vida da população do campo e nesse curto período irei apresentar sugestões.

Esporte – Infelizmente até hoje não se nomeou um secretário para a pasta, isso indica que a Secretaria não é importante. Hoje não existe mais campos de várzea, vimos durante o mandato atual a construção de algumas quadras poliesportivas, porém não é o suficiente. O futebol sempre andou com pernas próprias, mas o voley, futsal, baskete, rendbool, artes marciais, foram enterradas nessa administração. Chegou a hora de juntarmos nossas forças de legislador e falar para o executivo mudar sua estratégia de administrar nesse campo.

Cultura - É o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade que a engrandecem. É um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instruções para governar o comportamento humano. O que será que dizem nossos músicos, nossos pintores, nossos atores, enfim toda a família ligada a cultura de nossa cidade? FALAR DO REISADO DE MORRINHOS, TRADICIONAIS FESTAS JUNINAS DOS BAIRROS, CARNAVAL DE MUTANS.

Educação – No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do individuo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Falam-se tanto em valorização do professor, mas de que adianta se os salários dos mesmos são irrisórios? Precisamos buscar alternativas para que todo corpo docente municipal seja bem remunerado.

Sei que o tempo é curto, senhor presidente, mas tenha a certeza que estarei sempre nesta tribuna defendendo os projetos de interesse da população. Por fim senhoras e senhores Vereadores, amigos e amigas ouvintes, quero dizer que vou estar inteirando-me dos problemas das outras áreas, a exemplo da Saúde, Ação Social e Segurança, para nortear as minhas posições quando demandado.

Muito obrigado!
Péricles Carvalho
Vereador - PMDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão