Governo do Estado entrega máquinas que vão beneficiar mais de mil famílias em Palmas de Monte Alto


Para estimular o desenvolvimento da economia solidária como estratégia de geração de trabalho e renda em comunidades rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou hoje (22), um lote de máquinas e implementos agrícolas a 25 associações e cooperativas que atuam no setor de economia solidária no município de Palmas de Monte Alto, distante 865 quilômetros de Salvador. A solenidade de doação foi às 10h, na Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto, com a presença do secretário estadual de Trabalho, Nilton Vasconcelos; Prefeito Manoel Rubens; Vereadores da cidade; Diretor da 30ª DIRES, Dr. Edson Luis Lélis; Vereador de Guanambi, José Carlos Lélis (Latinha); representante do Território Sertão Produtivo, Cosme Nascimento; Presidente do STR de Palmas de Monte Alto, Osvaldo; representante da Associação de Economia Solidária, Selma; autoridades da CAR e SETRE e diversas lideranças comunitárias.

Com a distribuição do maquinário – que servirão para o incremento de produção em casas de farinha, plantação agrícola, unidades de beneficiamento do mel, artesanato, corte e costura –, as comunidades beneficiadas poderão aumentar a sua produtividade e firmar-se como pólos de geração de trabalho e renda, consolidando a iniciativa de combate à pobreza, por meio de uma metodologia participativa, na qual a população é o centro das ações.

Esta ação da Setre, em parceria com a CAR, faz parte do Programa Produzir III e vai beneficiar a mais de mil famílias, que participam de dez projetos desenvolvidos no município. O valor do investimento do Governo do Estado é de R$ 190 mil. Após a entrega do maquinário, a Setre, através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), irá capacitar os dirigentes das associações das comunidades beneficiárias e das lideranças locais, orientando-os como obter melhores práticas de cultivo e sobre temas como associativismo, cooperativismo, microcrédito, políticas públicas, economia solidária, autogestão de empreendimentos sócio-produtivos solidários, comercialização e noções de informática.

Além de Palmas de Monte Alto, o Programa Produzir atende a mais oito municípios da região: Araci, Banzaê, Guanambi, Heliópolis, Itapicuru, Matina, Nazaré e Tucano, beneficiando, diretamente, 6.127 famílias de 59 projetos produtivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão