Estudantes suspendem ocupação em campi da Uneb


Juscelino Souza Sucursal de Vitória da Conquista

Os estudantes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) suspenderam nesta quarta-feira, 27, a ocupação no setor administrativo dos campi de Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa, no sudoeste do Estado. O local foi ocupado por 73 dias em protesto contra a falta de professores.
Ficou acertado que o Projeto de Lei que autoriza a realização de concurso para provimento de vagas para docentes das estaduais será concluído pela Secretaria de Educação e encaminhado à Assembléia Legislativa. Antes disso, os representantes dos estudantes farão vistas ao documento.

“Não temos data, mas acreditamos na aprovação em caráter de urgência”, assinalou o representante dos estudantes do Campus 17 (Lapa), Marcelo Souza. Como resultado da mobilização dos três campi, os estudantes conseguiram alterar o orçamento estadual para a educação com a inclusão de R$ 10 milhões.

“Além da Uneb, esses recursos vão contemplar as demais estaduais (Uesb, Uefs e Uesc), suprindo as vagas que estavam ociosas por conta de professores aposentados ou falecidos”, continuou.

Como só faltavam duas semanas para o fechamento do semestre letivo 2008.2, a ocupação, iniciada em 16 de março, não deve inviabilizar as atividades anteriores e os dias parados serão compensados a partir de 1º de junho.

Para tanto, a Pró-reitoria de Graduação deverá elaborar um calendário especial, convocar professores e comunicar os estudantes aprovados em vestibular para a realização das matrículas. Os representantes do Movimento Estudantil Alto Sertão (Meas), avaliaram positivamente a manifestação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão