Caetité


Prefeito Zé Barreira recebe representantes da Bahia Mineração

O Prefeito Zé Barreira recebeu nesta quarta-feira (27), em seu gabinete, representantes da Bahia Mineração, antes BML, agora BAMIN, para uma reunião bastante produtiva.
Estiveram presentes o Vice-Presidente da empresa, Dr. Clóvis Torres, o Gerente de Comunicação, Amaury Pekelman, a Coordenadora de Comunicação, Moana Sioufi, além da Vice-Prefeita Dra. Fátima, do Secretário Municipal de Administração e Finanças, Aldo Gondim e dos vereadores Álvaro Montenegro, Zacarias Nogueira e Cláudio Borges.

Dentre as várias questões abordadas, o Prefeito ouviu do Vice-Presidente da BAMIN, propostas que visam consolidar uma importante parceria entre a Empresa e a Prefeitura, a exemplo os investimentos que a Bahia Mineração pretende fazer no Hospital Municipal para dar a população condições de atendimento, capacitação de profissionais do nosso município para trabalharem na empresa e o asfaltamento da estrada Caetité – Brejinho das Ametistas, numa parceria com o governo do estado, haja vista que o Prefeito Zé Barreira oficializou, no início do seu mandato, o pedido desta obra ao Governador Jacques Wagner, e este, em resposta, já solicitou ao executivo municipal o encaminhamento de um projeto à Câmara para que, em sendo aprovado, a referida estrada seja estadualizada para poder ser asfaltada.
Em seguida todos se deslocaram até o Auditório da Prefeitura, onde integrantes da imprensa regional e demais secretários municipais também se fizeram presentes para ouvirem e questionarem acerca das explanações feitas pelo Vice-Presidente da BAMIN e pelo Prefeito Zé Barreira.
O Prefeito Zé Barreira disse já ter conversado com o Dr. Clóvis, no final do ano passado, sobre as inquietações da população caetiteense em relação à BAMIN, inclusive com questionamentos em sites, revistas e outros meios de comunicação sobre projetos, implantação e funcionamento da empresa em nosso município. Ele destacou também a redução do ISS para a empresa na ordem de 50%, como forma de incentivo e que naquele momento estava abrindo as portas da Prefeitura para discutir com a BAMIN, de forma coerente, consistente e séria este projeto de desenvolvimento para o município. O Prefeito falou ainda que está disposto a conceder outros benefícios a empresa para que possa gerar mão-de-obra, o que fortalecerá também o comércio, a indústria e a prestação de serviços, que são fortes geradores de emprego.
O Vice-Presidente da BAMIN, Dr. Clóvis Torres iniciou explicando a mudança da sigla BML para BAMIN, justificando que tal mudança se fez necessária devido à necessidade de a empresa ter a sua página na internet e já havia domínio para a sigla BML. Ele falou também sobre a construção de um canal para trazer água do Rio São Francisco que será utilizada no processo de exploração do minério de ferro. Ele informou que o projeto da BAMIN é o maior do estado da Bahia e que se encontra na fase de licenciamento ambiental, destacou a preservação da flora, da fauna e de cavernas existentes na região da mina, para incentivar o turismo local, sempre lembrando que tem tido o apoio do Prefeito Zé Barreira, do Governo do Estado, do Governo Federal e da Ministra Dilma Rousseff.
Dr. Clóvis firmou o compromisso de instalar em Caetité um Centro de Qualificação Profissional, visando a preparação de mão-de-obra até o mês de setembro próximo, justificando que a empresa irá gerar cerca de 1.000 empregos diretos; estabelecer parceria no sentido de dar apoio ao hospital municipal; contatar com a Universidade visando a criação de cursos nas áreas de interesse da empresa e fortalecer o apoio na área da segurança pública do município.
Representantes da Rádio Educadora de Caetité, Rádio Star FM, Rádio Cultura de Guanambi, Rádio Cidade FM, Revista Imagem, Jornal Tribuna do Sertão de Brumado, e site caetfest fizeram perguntas, tanto ao Vice-Presidente da BAMIN, como ao Prefeito Zé Barreira.
Os questionamentos foram mais voltados para a relação da empresa com o município de Guanambi. O Vice-Presidente disse que mantém uma boa relação com os representantes de todos os municípios impactados pelo projeto, mas que a exploração se dará no município de Caetité e isso quer dizer que empregos serão gerados, em sua maioria, aqui; o fortalecimento da economia local será uma realidade e que os comentários sobre a transferência do escritório da empresa para Guanambi não tem nenhum fundamento.

ASCOM P.M.C - Fotos: http://www.caetfest.com.br/index4.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão