Wagner viaja à Índia e Europa em busca de investimentos para enfrentar a crise


Kátia Messias Agência A Tarde

Regina Bochicchio, do A TARDE

No embalo do "caminho das Indias" e aproveitando o feriado de Tiradentes, o governador Jaques Wagner (PT) parte amanhã, à noite, para mais uma viagem, desta vez de oito dias, pela Índia e três países da Europa (Inglaterra, Holanda e França), segundo o governo, em busca de atração de investimentos para a Bahia com vistas ao enfrentamento da crise econômica mundial. A missão comercial que se estende até a terça-feira da próxima semana também contará com a presença dos secretários de Estado Fernando Schmidt (chefe de gabiente), Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração) e Juliano Matos (Meio Ambiente).

A idéia é fechar acordos e parcerias para projetos de diversas áreas a fim de movimentar a economia. Na Índia, por exemplo, país que mesmo diante da crise econômica pode conseguir fechar o ano com um crescimento significativo de seu Produto Interno Bruto (PIB), o governo terá um encontro com 60 membros do setor de mineração da Federação Comercial daquele país.
Wagner e secretários deverão, ainda, visitar uma mineradora que explora ferro em Goa - território na Índia colonizado por portugueses. O ministro-chefe de Goa, Digambar Kamat, deverá reunir-se com as autoridades baianas numa tentativa do governo "vender" a Bahia como bom local de investimento.
Segredo – O governador Jaques Wagner comentou rapidamente para A TARDE, na última sexta-feira, sobre a viagem e disse que pode haver investimentos da Índia na Bahia de cerca de R$ 1 bilhão. Mas fez mistério: "Não vou falar nada porque o segredo é a alma do negócio".
O chefe de gabinete do governo, Fernando Schmidt, disse em programa de rádio divulgado pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo que “vai se mostrar a realidade econômica da Bahia, por exemplo, a Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul e as reservas minerais do Estado“.
Schmidt comentou, ainda, que essas viagens mostram resultados a médio e longo prazos exemplificou com a primeira viagem que Wagner fez, logo depois de empossado, ao Japão. De acordo com ele, o município de Correntina (Oete) já recebeu investimentos da ordem de US$ 500 milhões e tem a maior processadora de algodão da América Latina agregando atividades da indústria têxtil.

Wagner chegará no sábado à Londres onde se encontra com o embaixador brasileiro na Inglaterra, Carlos Augusto Santos Neves. O teor da reunião não foi divulgado para a imprensa. De lá, a missão baiana voa até Amsterdã, na Holanda, onde a missão irá visitar as instalações do Amsterdã Arena, uma arena esportiva considerada como top de linha no mundo. A idéia é fechar parcerias com vistas à reestruturação do local onde hoje funciona a Fonte Nova, com vistas à Copa de 2014 - contando que Salvador seja uma das sub-sedes que abrigará partidas da competição internacional de futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão