Pronunciamento do Deputado Daniel Almeida, na sessão do dia 01 de Abril de 2009, sobre a crise do Projeto Ceraíma


Deputado Daniel Almeida e o Vereador José Carlos Lélis (Latinha) em Salvador.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, tenho acompanhado com muita preocupação os problemas enfrentados pelos trabalhadores rurais do Projeto Ceraíma, que vem se agravando a cada ano por conta do racionamento de água para irrigação.
O problema dos irrigantes do Projeto Ceraíma, está relacionado ao grave problema de abastecimento de água da região. Só para se ter uma noção da gravidade, o volume atual da barragem de Ceraíma é de quatro milhões de metros cúbicos, apesar de sua capacidade ser de 58 milhões de metros cúbicos - Nunca chegamos a essa situação em toda a história.
Em razão disso, se construiu uma adutora ligando a barragem do Poço do Magro a Ceraíma, numa distância de 17 km, o que não resolveu o problema da escassez de água.
O projeto Ceraíma fica localizado no município de Guanambi, na Região do Médio São Francisco e tem uma área irrigável de 408 hectares, divididos em 112 lotes de pequenos produtores.
Estima-se que são gerados no Perímetro de Ceraima cerca de 300 empregos diretos e algo em torno de 700 indiretamente.
Atualmente, com o racionamento da água da Barragem de Ceraíma, praticamente acabou o processo de irrigação, acarretando enormes prejuízos as famílias produtoras. São mais de cem famílias vivendo em condições de absoluta dificuldade.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guanambi, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, vêm cobrando do Governo uma solução para essas famílias. Eles querem a indenização ou isenção do pagamento das dívidas dos irrigados, sobretudo, a destinação de recursos para ampliação do sistema de irrigação.
Não posso negar o esforço que o governo federal, através da CODEVASF vem procedendo para substituir o sistema de irrigação que atualmente vem funcionando através de sulco, e que deverá passar a funcionar através de gotejamento.
O que se sabe é que foram investidos recursos na ordem de mais de três milhões de reais, mas mesmo com esse importante e necessário investimento, que está previsto para ser concluído nos próximos 60 dias, o problema da água para retomar a irrigação não será resolvido.
Por isso diante desta grave situação, estou solicitando uma audiência com a CODEVASF, que é o órgão responsável pela gestão do Projeto, para tratarmos deste problema que é grave e necessita de uma solução urgente.
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o problema com o abastecimento de água nas cidades da Serra Geral, sobretudo, nas cidades de Guanambi, Cândida e Pindaí é grave, por conta da escassez de chuvas na região e a conseguente diminuição no volume da Barragem de Ceraíma que abastece estes municípios.
E a conseqüência mais grave tem sido a de suspensão do fornecimento de água para os irrigantes do Projeto Ceraíma, o que tem trazido conseqüências drásticas para os agricultores com prejuízos incalculáveis para a economia local.
Quero, portanto, me solidarizar com os trabalhadores irrigantes do Projeto Ceraíma, e fazer um apelo público à CODEVASF, ao Governo da Bahia e os órgãos competentes no sentido de buscar uma solução para estes graves problemas que a população da Serra Geral vem enfrentando.
Era o que tinha a dizer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão