NOTÍCIA DO SITE BAHIA JÁ


JAQUES WAGNER VAI A ÍNDIA EM BUSCA DE NOVOS INVESTIMENTOS PARA A BAHIA

O governador Jaques Wagner desembarca no próximo dia 21, em Nova Deli, capital da Índia, a convite do Vice-Presidente Executivo da Bahia Mineração (BAMIN), Clovis Torres. Com o objetivo de estreitar as relações comerciais da Bahia com aquele país, o governador irá acompanhado dos secretários da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, do Meio Ambiente, Juliano Matos e do Chefe de Gabinete do Governador, Fernando Schmidt.

O primeiro encontro oficial será no dia 22 com um grupo de cerca de 50 empresários, na sede da Federação do Comércio e Indústria da Índia (FICCI). Na oportunidade, Wagner fará uma apresentação sobre as possibilidades de investimento no território baiano. Tecnologia da informação, fármacos, agricultura, mineração, infraestrutura e projetos em energias renováveis são as áreas de interesses dos indianos.À noite, o governador e sua comitiva, participam de um jantar oferecido pela FICCI e pela Bahia Mineração.

No dia 23, Wagner embarca para a cidade de Goa, onde terá um encontro com o Ministro Chefe da localidade. Após a audiência, ele visitará possíveis parceiros da Bahia na área mineral. O Governador encerra a agenda do dia com um jantar oferecido pela Bahia Mineração e possíveis investidores.
No dia seguinte (24), o governador seguirá para a cidade de Mumbai, de onde embarca para Londres. Na capital inglesa, já no dia 25, ele será o convidado especial de um jantar oferecido por empresários interessados em investir na Bahia, entre eles Pramod Argawal, um dos acionistas da Bahia Mineração. O retorno para a Bahia está previsto para o dia 26.

A Bahia Mineração

A Bahia Mineração (BAMIN) é uma empresa nacional com capital pertencente a Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC) e a Zamin Ferrous (do empresário Pramod Argawal), cada uma com participação de 50% das ações. Com um investimento total de US$ 1,5 bilhão de dólares, ao iniciar a operação do Projeto Pedra de Ferro, no município de Caetité, a 757 quilômetros de Salvador, a empresa fará da Bahia o terceiro estado em produção de minério de ferro no Brasil. A mina deverá produzir, anualmente, entre 15 a 20 milhões de toneladas de minério.

A previsão é que o Projeto inicie a construção a partir de janeiro de 2010 e suas operações a partir de julho de 2012. Serão oito mil empregos diretos gerados na etapa de construção de todo o projeto, e mais de 1.800 empregos diretos quando a mina entrar em operação.

A mina e a usina de concentração da Bahia Mineração (BAMIN) serão instaladas a uma distância de aproximadamente 30 km de Caetité. Para suprir as necessidades de água do Projeto Pedra de Ferro, a BAMIN terá um sistema de suprimento de água industrial que percorrerá cerca de 150 km. Visando garantir a exportação do minério de ferro concentrado, a empresa construirá um terminal de embarque privativo na região de Ponta da Tulha em Ilhéus.
Toda a produção mineral será escoada para o porto pela Ferrovia Oeste-Leste, que já teve seu traçado definitivo apresentado pelo Governo Federal. Ela vai ligar o município de Ilhéus, na Costa Atlântica a Figueirópolis, em Tocantins. A Bahia Mineração é uma empresa âncora do projeto da ferrovia, que vai percorrer, ao todo, 1,5 mil quilômetros, atravessando 32 municípios baianos distribuídos por 1,1 mil quilômetros. As obras do primeiro trecho da ferrovia, que ligará Caetité a Ilhéus, serão iniciadas em 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão