Ferrovia Leste/Oeste


Edital de construção da Ferrovia Oeste-Leste será lançado em maio

O edital de licitação para a construção da Ferrovia Oeste-Leste será lançado no mês de maio e a mobilização das equipes está prevista para setembro. O anúncio foi feito na quinta-feira (23) pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, durante um encontro com os dirigentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), ao apresentar um balanço das ações do Governo do Estado e as prioridades para os próximos dois anos.
De acordo com o secretário, além de gerar mais de 10 mil empregos, a ferrovia facilitará o escoamento de grãos, minério de ferro e seus derivados, biocombustíveis, fertilizantes e derivados do petróleo. “A Ferrovia Oeste-Leste é emblemática e decisiva para o estado. Será o elemento capaz de interligar a Bahia, atrair novos negócios e de também servir à população”, destaca.
Outras duas excelentes notícias para o desenvolvimento da Bahia e especialmente para o Oeste baiano foram divulgadas no encontro. Pinheiro afirmou que o estado terá em breve mais uma universidade federal e já está em construção a BR 135, que corta o município de Barreiras, no eixo Norte-Sul, e liga a divisa de BA/MG até a divisa com o Piauí.
“O Oeste não só vai ganhar muito com a rodovia, ferrovia e a sua interligação por meio de um anel viário, como vai sair de um processo de isolamento”, indica Pinheiro, relatando ainda que o primeiro pilar da universidade pública será em Barreiras e que em um breve espaço de tempo será transformada em universidade multicampi.

Oportunidades

O diretor da Fieb e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-Ba), Vicente Mattos, solicitou uma análise do Governo do Estado sobre uma proposta que fomenta a atração de indústrias de material de construção. “Temos que trabalhar para vencer a crise e desenvolver esse país. O nosso plano vai gerar emprego, diminuição do custo de transporte e renda para o estado”, ressalta.
Para o presidente da Fieb, Victor Ventin, os pontos considerados prioritários pelo secretário Walter Pinheiro estão alinhados com a posição desenvolvimentista da instituição. “Temos a certeza de que o melhor investimento é em infraestrutura e logística, pois contribui para o adensamento da cadeia produtiva, tendo como vantagem colateral o aumento de renda para os baianos”, diz.
Entre as negociações do Governo do Estado para fortalecer o desenvolvimento regional estão a ampliação de voos das companhias Trip e Azul para o interior e a utilização do Porto Sul como alternativa de escoamento da produção de biodiesel do norte de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão